quarta-feira, 16 de março de 2016

PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (PMUS): Niterói firma acordo com ONGs internacionais para elaborar plano de mobilidade


Foto: Pedro Conforte / A Tribuna


COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

A iniciativa do desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) faz parte de um acordo de cooperação técnica assinado pela Prefeitura de Niterói e pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) que, além do PMUS, apoia o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT) e a estruturação do Projeto de Renaturalização do Rio Jacaré. Todas estas iniciativas são preparatórias para o conjunto de iniciativas que compõem o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), coordenado pela Vice-Prefeitura, que será assinado pela Prefeitura e pela CAF nos próximos dias.

O PMUS integra os planejamentos de mobilidade existentes com as novas ações em curso, como dentre outras a TransOceânica, o Programa Niterói de Bicicleta, o projeto do VLT, o sistema de mobilidade previsto no PUR para a Região de Pendotiba, e o Centro de Controle Operacional de Trânsito de Niterói (CCO), que está sendo implantado pelo Projeto de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS), também coordenado pela Vice-Prefeitura, mas financiado pelo BID.

O PMUS será desenvolvido com recursos da CAF, que se somarão aos recursos das parcerias com as organizações técnicas especializadas internacionais Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento e World Recources Institute, que estão entre as Organizações Não Governamentais (ONGs) mais importantes do mundo neste setor.

Como disse o subsecretário Renato Barandier, "o projeto inclui a coordenação do tráfego de transporte de cargas, motocicletas, bicicletas, medidas de segurança no trânsito, criação de áreas de estacionamento e desenvolvimento da mobilidade em comunidades carentes".

O PMUS avançará de forma integrada com a atualização do Plano Diretor que está sendo desenvolvido também no âmbito da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade.

É este mais um passo decisivo para que Niterói avance para um futuro sustentável e de mais conforto para o cotidiano da sua população. É a cidade se modernizando e se tornando referência de planejamento e gestão sustentável.

Axel Grael




-----------------------------------------------------------------



Niterói firma acordo com ONGs internacionais para elaborar plano de mobilidade


O plano vai mapear os deslocamentos da cidade considerando variáveis como área geográfica, número de veículos, malha cicloviária e horários de pico
Péricles Rodrigues / Prefeitura de Niterói


Com foco na sustentabilidade, iniciativa vai orientar novas intervenções urbanas e também as que estão em andamento no município

16/03/2016 - A Prefeitura de Niterói assinou nesta terça-feira (15/3) três acordos de cooperação técnica para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), cuja marca principal será priorizar o transporte público coletivo não motorizado. A iniciativa vai orientar, nos próximos anos, tanto as novas intervenções urbanas como as que estão em andamento, a exemplo da TransOceânica.

O PMUS incluirá diagnóstico e discussões públicas, entre outra etapas. O plano, com custo zero para o município, terá apoio das duas mais importantes ONGs de mobilidade urbana do mundo: a World Resources Institute (WRI, na sigla em inglês) e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, na sigla em inglês). No Brasil, somente Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte tiveram planos de mobilidade com apoio do banco e das duas ONGs.

A assinatura do termo de cooperação foi às 17h, no Auditório da Prefeitura, e teve a mesa composta do vice-prefeito Axel Grael; da secretária de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta; do subsecretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier; do diretor-presidente do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Luís Antonio Lindau; da diretora de Programas do ITDP, Ana Nassar; e do professor Rômulo Orrico, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) - além da presença de vários secretários e subsecretários na plateia.

"Mobilidade é o 4º item importante para o cidadão. Então agradeço as ONGs parceiras e aguardo a participação da população para concluirmos o plano, falou a secretária de Urbanismo", Verena Andreatta.

O plano vai mapear os deslocamentos da cidade, considerando variáveis como área geográfica, número de veículos individuais e coletivos, malha cicloviária e horários de pico. Após esse diagnóstico, os dados servirão para apontar os principais pontos de congestionamento, quantidade de veículos trafegando na cidade, o espaço que eles ocupam nas vias públicas e a dimensão da área afetada pelo trânsito, entre outros indicadores.

Previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana, que institui o deslocamento ordenado de pessoas e veículos nas grandes cidades, o plano inclui a logística de transporte de cargas e descargas de mercadorias; a coordenação do tráfego de motocicletas e bicicletas; medidas de segurança no trânsito; criação de áreas de estacionamento; e desenvolvimento da mobilidade em locais carentes.

“Faremos um plano mais amplo, com foco no transporte público coletivo, na implantação de faixas exclusivas para ônibus e no incentivo à construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), cujo estudo de viabilidade está em fase de elaboração”, esclarece o subsecretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier. A elaboração do PMUS será financiada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), com um investimento de US$ 100 mil. A conclusão do plano está prevista para o segundo semestre. Atualmente, três projetos de transporte estão em curso em Niterói: a construção da Transoceânica, o Programa Niterói de Bicicleta e o estudo para implantação do VLT.

O vice-prefeito Axel Grael, que representou o prefeito, finalizou o evento: "É um momento muito importante nesta caminhada que estamos fazendo para recuperarmos nosso atraso em termos de mobilidade em Niterói. É um plano que vai estabelecer as diretrizes para os próximos 10, 20 anos na cidade."

Fonte: Prefeitura de Niterói



------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI VAI ELABORAR PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (PMUS)
Prefeitura e CAF assinam convênio de US$ 300 mil para ações na Região Oceânica
PRO-SUSTENTÁVEL - PREFEITURA DE NITERÓI ASSINARÁ ACORDO PARA AS PRIMEIRAS AÇÕES

CCO

NITERÓI TERÁ SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO MAIS MODERNO DO PAÍS
CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DE MOBILIDADE (CCO): Tecnologia de ponta vai monitorar e gerenciar o trânsito em Niterói
PRODUIS (BID) - Niterói terá 110 câmeras em sinais de trânsito para monitorar cruzamentos
CISP - CCO: Prefeitura de Niterói vai implantar sistema de monitoramento de segurança nos ônibus da cidade
Sistema de monitoramento de Niterói contará com 450 câmeras e 80 botões de pânico
Prefeito em exercício visita Centro de Comando e Controle do Estado e acompanha teste de sirenes






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.