terça-feira, 15 de março de 2016

CULTURA EM NITERÓI - Aprendiz abre temporada de concertos para celebrar seus 15 anos




15/03/2016 - O Programa Aprendiz está em festa! A iniciativa, mantida pela Prefeitura de Niterói, está completando 15 anos em 2016 e vai promover diversos concertos para celebrar. O primeiro será no dia 23 de março, quarta-feira, às 18h, na Biblioteca Pública de Niterói, que também está comemorando 81 anos este mês. A data marca ainda o início de uma inédita parceria entre o Aprendiz e a Biblioteca do Estado, que tem como objetivo oferecer aulas no local para jovens, entre 14 e 22 anos. Pelo acordo, serão realizados também shows orquestrais mensais com alunos do Aprendiz por diferentes cantos da Biblioteca.

A apresentação do dia 23/03, com entrada franca, vai contar com uma Sinfônica formada por 40 músicos. O repertório será bem eclético, passeando por temas populares e eruditos, entre eles: “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga; “Egmont”, de Beethoven; “Pavane”, de Ravel; “Valsa”, de Strauss; e “Mestre Vitalino”, de Carlos Cruz.

Programa Aprendiz-Música na Escola

O Programa Aprendiz-Música na Escola é um projeto de educação musical criado na cidade de Niterói - RJ em 2001, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Fundação Municipal de Educação - FME) e da Secretaria Municipal de Cultura (Fundação de Arte de Niterói - FAN). Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.

Após quase uma década de atuação, o Programa Aprendiz se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2008. Hoje, a principal orquestra do Programa, a OSA é formada por jovens aprendizes provindos das escolas envolvidas no Aprendiz, que passam a ter aulas diárias de instrumentos e prática em conjunto na Sala Aprendiz, sede da ação. Em 2011, o programa estreou a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA); e em 2014, a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) e a Orquestra Infantil Interculturalidades - grupos de referência do Programa, resultado das ações nas escolas.

Ao longo dessa trajetória de 15 anos de trabalho, celebrada em 2016, o Programa Aprendiz já beneficiou mais de 15 mil crianças e adolescentes em Niterói, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.

SERVIÇO

Concerto com a Orquestra Sinfônica Aprendiz – 15 anos
Data: 23 de março, sábado
Horário: 18h
Local: Biblioteca Pública de Niterói - Auditório
Endereço: Praça da República, s/nº, Centro, Niterói-RJ
Classificação: Livre

Entrada Franca/Sujeito à lotação


Fonte: Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.