sexta-feira, 4 de março de 2016

Prefeitura vai propor pacto federativo pelo Hospital Orêncio de Freitas




Grupo de cirurgiões ficará encarregado de proposta de restruturação da unidade que pretende envolver três níveis de governo e municípios vizinhos

04/03/2016 - No quinto e último dia do Prefeitura Móvel no Barreto, na Zona Norte, o prefeito de Niterói visitou nesta sexta-feira (04/03) o Hospital Municipal Orêncio de Freitas e anunciou a criação de um grupo de alto nível formado por sete ou oito cirurgiões que ficará encarregado de elaborar uma proposta de reestruturação da unidade, do ponto de vista do custeio e do cofinanciamento.

A ideia, segundo o prefeito, é firmar em torno do hospital um pacto federativo envolvendo os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) e prefeituras de municípios vizinhos, já que o Orêncio de Freitas se tornou uma unidade regional que atende outras cidades.

Esses cirurgiões serão escolhidos por um grupo de trabalho que será formado pela secretária de Saúde, Solange Regina de Oliveira, e médicos da unidade. A previsão é que a proposta para a reestruturação do Orêncio seja apresentada em junho.

"Dentro de uma visão de processo, vim aqui agradecer e parabenizar os médicos do Orêncio de Freitas pela dedicação, empenho, carinho e compromisso com a população de Niterói e do Estado do Rio já que o hospital tem caráter regional. Formamos um grupo de trabalho que vai indicar os nomes de sete ou oito cirurgiões que já passaram pelo Orêncio e que têm uma trajetória bem-sucedida na medicina. Eles vão elaborar uma proposta de reestruturação da unidade para que ela possa ser cada vez mais qualificada e consolide sua referência", afirmou.

O prefeito destacou os investimentos que têm sido feitos na área da saúde como a obra do novo Mário Monteiro, a reabertura da emergência pediátrica do Getulinho e a construção de um novo hospital, a reforma e a ampliação de 35 unidades de saúde no município.

O chefe do Executivo municipal disse ainda que, com a crise da saúde no Estado, unidades de Niterói, como o Getulinho, chegaram ao índice de 50% de atendimento se referirem a pessoas de outras cidades.

Ainda dentro do Prefeitura Móvel, o prefeito também visitou a Escola Municipal Rosalina Araújo Costa e as unidades do Médico de Família Carlos Rafael Rodrigues (Morro dos Marítimos) e do Maruí Grande.

Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.