quinta-feira, 17 de março de 2016

Crianças da escola Anísio Teixeira recebem primeiros exemplares da Cartilha de Proteção Animal de Niterói





 
 
17/03/2016 - Alunos e funcionários da Escola Municipal Anísio Teixeira, em São Domingos, receberam na tarde desta terça-feira (15/03) os primeiros exemplares da Cartilha de Proteção Animal de Niterói, produzida pelo Departamento de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Recursos Hídricos. A publicação contém informações, orientações e uma seção voltada exclusivamente para a criançada, com passatempos e ilustrações educativas.

A cartilha foi elaborada como forma de difundir a nova lei municipal de proteção dos animais  (lei 3153/2015), proposta pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e sancionada pelo prefeito no dia 21 de julho do ano passado, prevendo a regulamentação das condições de bem-estar e defesa dos direitos dos bichos.







“A cartilha é um moderno instrumento de educação e conscientização sobre proteção animal, nunca antes abordada na cidade dessa forma, tendo a função de conscientizar desde o público infantil ao adulto. Existe uma parte exclusiva para o público infantil, além do crachá de ‘Protetor dos animais mirim’ que as crianças podem usar em dinâmicas feitas com o uso das cartilhas nas escolas”, detalhou o diretor do Departamento de Proteção dos Animais, Marcelo Pereira, que informou que a ideia é que até o fim deste ano todas as escolas da rede municipal tenham sido contempladas com exemplares da cartilha.

Além disso, Niterói é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a contar com uma legislação específica de defesa dos direitos dos animais. Para Marcelo, a cartilha é o primeiro passo para a formação de uma sociedade consciente e em harmonia com os bichos.

“Nunca tivemos uma cartilha municipal de proteção animal, nós precisávamos preencher essa lacuna que estava aberta, a educação é o princípio para construirmos uma cidade amiga dos animais. Essa cartilha vai transformar uma nova geração em protetores dos animais no futuro, esse é o nosso objetivo principal”, afirmou.

A diretora Mara Lobo comentou sobre o reflexo positivo que a distribuição das cartilhas tem sobre as crianças e aprovou a ideia.

“Acho o tema muito importante e as crianças sempre conversam conosco, sobre ter um animal no ambiente escolar. Acho muito válido a Prefeitura trabalhar esse tipo de material, porque enriquece o conhecimento e orienta no trabalho de cuidado dos bichos que eles têm em suas casas”, disse a diretoria da escola infantil.

Fonte: Prefeitura de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.