segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Orla de Charitas terá iluminação renovada



Postes do canteiro central serão removidos após a instalação da nova iluminação - luciana carneiro / divulgação


Serão instalados 39 novos postos com lâmpadas de LED

NITERÓI — A orla de Charitas é a próxima região da cidade a receber o programa Mais Iluminação, que propõe instalar lâmpadas mais eficientes nas ruas da cidade. Foram iniciados semana passada os preparativos para a instalação de 39 novos postes, com 148 pontos de luz com lâmpadas LED, no calçadão do bairro. Segundo a prefeitura, toda a iluminação da área residencial de frente para a praia também passará a ser feita por lâmpadas LED. A previsão é que tudo seja concluído até o fim do ano.

À medida que a nova iluminação passar a funcionar, os postes hoje instalados no canteiro central das avenidas Prefeito Sílvio Picanço e Carlos Ermelindo Marins serão retirados. O objetivo da substituição por iluminação mais forte é incentivar o passeio pelo calçadão e a prática de esportes na orla, assim como levar mais segurança ao bairro.

Antes de chegar a Charitas, o Mais Iluminação passará pela Praia das Flechas, na altura da Pedra de Itapuca, no Ingá, para a substituição de três antigos postes. Esse trecho da orla também será beneficiado com a implementação de mais luminárias, que reforçarão a iluminação no local. O cronograma de substituição de postes também inclui São Francisco e o Centro.

Segundo a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o projeto foi encaminhado para a Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa), que há uma semana realizou o processo licitatório.

— A iluminação terá uma melhora significativa, pois a abrangência será maior, alcançando desde a areia até o calçadão. Isso vai possibilitar a prática de esportes à noite e levar as pessoas a frequentar mais a área. É um incentivo para os moradores, para o turismo e para o comércio — ressalta Dayse.

Do outro lado do Morro da Viração, trechos do corredor viário TransOceânica que estão sendo reabertos na Avenida Francisco da Cruz Nunes também passam por mudanças. Além da troca da localização dos postes, que antes ficavam no canteiro central e agora passaram a iluminar as calçadas, a iluminação será feita por lâmpadas de vapor metálico de maior potência. No trecho 5, compreendido entre o DPO do Cafubá e o trevo de Piratininga, serão 99 braços de luz.

Forte: O Globo









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.