quinta-feira, 6 de outubro de 2016

EDUCAÇÃO EM NITERÓI: Municipalização de três escolas estaduais vai abrir 1 mil vagas



Secretário estadual de Educação, Wagner Victer, e prefeito Rodrigo Neves se reuniram para acertar o processo. Foto: Luciana Carneiro/Divulgação Prefeitura de Niterói


Três antigos Cieps atenderão a alunos do ensino fundamental em horário integral

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, anunciaram ontem a municipalização de três unidades estaduais de educação, que passarão em 2017 a funcionar com ensino fundamental em horário integral, abrindo mais de mil vagas na rede municipal. As unidades de ensino que passarão para a prefeitura são três antigos Cieps: o Fagundes Varela, no Engenho do Mato; o 446 (Esther Botelho), no Cantagalo; e o Anísio Teixeira, no Cubango.

O chefe do Executivo destacou a importância da reunião, que alinhou parcerias com a Secretaria de Educação do Estado em busca de ampliação da rede de ensino da cidade, proporcionando mais oportunidades para jovens e crianças em três regiões de Niterói. “Estamos acompanhando o trabalho de Victer de reestruturar as escolas estaduais dentro da grave crise do estado. Essas áreas que estavam ociosas serão utilizadas para desenvolvimento do Programa de Educação na cidade. Já municipalizamos várias unidades estaduais de ensino fundamental de acordo com o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases e fizemos em diálogo com as famílias. O importante é que concluímos os entendimentos e esses três locais serão transformados dentro do nosso plano de expandir a rede de ensino fundamental e educação infantil de Niterói”, ressaltou Neves. O prefeito citou exemplos bem-sucedidos de municipalização como os Cieps Altineia Miranda e Jacy Pacheco, respectivamente no Caramujo e no Buraco do Boi.

Rodrigo lembrou também que, no Engenho do Mato, o espaço onde funcionava o antigo Ciep Fagundes Farela foi demolido e hoje, graças à intervenção da Secretaria municipal de Educação, as crianças que ali estudavam são levadas para outras unidades em ônibus escolares.

A verba para empregar no local já está garantida pelo Ministério da Educação, através de emenda parlamentar do deputado Jorge Bittar. De acordo com o prefeito tanto o Ciep da Rua Leite Ribeiro, no Cubango, como o Ciep Esther Botelho, no Cantagalo, encontram-se ociosos e poderão atender à ampliação educacional nos bairros.

Parceria – Wagner Victer enfatizou a importância de parceria com a Prefeitura de Niterói para a ampliação e manutenção da qualidade de ensino. Ele garantiu que de sua parte o processo de municipalização dessas três áreas e a transferência do terreno do Engenho do Mato para a prefeitura serão feitos o mais breve possível. “Essa parceria vai ao encontro do que penso com relação às vantagens de educação integrada. Quando se tem uma prefeitura comprometida como Niterói, que está investindo em educação gradativamente, isso repercute em médio prazo nos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do Enem. Já sairemos dessa reunião para colocar as ações em prática.É um comprometimento e vamos implementar”, afirmou Victer.

Democratização – Flávia Monteiro, secretária de Educação de Niterói, disse que inicialmente a Secretaria irá trabalhar com uma estimativa de mil vagas, já que todas as unidades funcionarão em horário integral. “Essa municipalização dos equipamento estaduais que integrarão a nossa rede é um passo importante, pois falamos de democratização de vagas e democratização da educação pública. Essa parceria com a implantação de horário integral nesses locais fortalecem ainda maior este eixo educacional que é uma grande preocupação do prefeito Rodrigo Neves”, disse Flávia Monteiro.

Participaram da reunião subsecretários estaduais, as secretárias municipais de Planejamento , Giovana Victer; de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; e o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro.
 
 
Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.