sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Defesa Civil de Niterói se integra a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores





A fim de garantir a eficácia da comunicação em situações de emergência, desastres ou calamidade pública, o município de Niterói foi integrado nesta terça-feira (27/09), à rede nacional de emergência radioamadores, medida que consta na lei 12.608 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que contempla mobilização e capacitação de radioamadores para atuar nas ocorrências do órgão.

A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (RENER) tem objetivo de suprir os meios de comunicações usuais, quando os mesmos não puderem ser acionados, e tem demonstrado grande importância nas comunicações em benefício da população.

"O sistema está pronto para uso. A Defesa Civil de Niterói tem seu próprio canal interno e já pode começar a usar o rádio para sua comunicação. Além de eficaz é um sistema seguro," afirma Sérgio Mendes, diretor técnico de comunicação e coordenador da RENER da região de Niterói e São Gonçalo.

A RENER atua em conjunto com a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE), que é a coordenadora da operação conjunta Defesa Civil e Radioamadores. A Defesa Civil de Niterói e a RENER firmaram uma parceria e já foi realizada uma oficina sobre redução de riscos de desastre para a RENER da região de Niterói.

Será realizada a capacitação de nove técnicos da Defesa Civil do município para a utilização dos rádios. A oficina está prevista para o final do mês de outubro.

Fonte: Defesa Civil de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.