quarta-feira, 5 de outubro de 2016

CAMPANHA: Niterói adere ao Outubro Rosa

 
 



05/10/2016 - Niterói ficará rosa durante o mês de outubro. A cidade adotou a campanha internacional Outubro Rosa, que promove a conscientização sobre a importância da prevenção e cuidados com o câncer de mama. O principal ponto turístico da cidade, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), ganhou iluminação especial. A partir desta quinta-feira (06/10), a Fundação Municipal de Saúde realizará diversas atividades e ações informativas sobre o tema.

A nova cor do MAC pode ser vista todos os dias a partir das 18h, a cada hora, durante dez minutos. O projeto de iluminação, assinado pelo "lighting designer" Peter Gasper, conta com 109 projetores em LED, que possibilita a criação de efeitos de iluminação e a troca de cores do monumento (espelho d’água e prédio), além de gerar uma economia de cerca de 80% no consumo de energia em relação ao sistema anterior.

A programação do Outubro Rosa foi organizada pelo Departamento de Supervisão Técnica Metodológica (DESUM) da Fundação Municipal de Saúde. Serão realizadas coleta de preventivos, palestras e rodas de conversa em diversas unidades do município.

As coletas de preventivos serão realizadas nos Médicos de Família Cafubá II (06/10 e 22/10); Cafubá III (08/10); Souza Soares (13/10 e 18/10); Cafubá I (15/10); Preventório II (19/10, 20/10 e 22/10); e Maruí (24/10 e 25/10).

Estão marcadas palestras de conscientização nos Médicos de Família Cafubá III (10/10, 14h), Cafubá II (24/10, 13h); nas Policlínicas do Fonseca (11/10, 9h / 13/10, 14h / 18/10, 8h / 27/10, 14h); e Sylvio Picanço (20/10, 13h30). As rodas de conversas estão marcadas nos Médicos de Família do Engenho do Mato (17/10) e Preventório II (19/10, 20/10, 22/10). No Médico de Família Souza Soares, dia 27/10, tem conversa com o grupo de adolescentes sobre a doença.

Além disso, às 8h do dia 25/10, haverá uma caminhada da Policlínica do Fonseca até o Horto. Todos os participantes deverão estar vestidos de rosa para ilustrar o apoio à causa.

Assistência – A Fundação Municipal de Saúde possui o Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher (Paism), que oferece serviços de ginecologia; de prevenção, tratamento e acompanhamento em câncer de mama e câncer do colo de útero; apoio no climatério; realização de exames de imagem, como raios X, ultrassonografias, mamografias, exames laboratoriais, entre outros.

Para ter acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo município de Niterói, a mulher precisa procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A doença – O câncer de mama é causado pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. É o câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, representando cerca de 25% de todos os tipos diagnosticados nas mulheres e um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.

Alguns sintomas são o aparecimento de nódulos (caroço) ou espessamento (área mais endurecida) diferente do restante da mama. Outras alterações incluem mudança na pele da mama (retração ou aparência de “casca de laranja”), saída espontânea de líquido do mamilo, vermelhidão ou mudança na posição ou formato do mamilo, nódulos no pescoço ou nas axilas (embaixo do braço).

Toda mulher deve realizar mensalmente o autoexame. Aquelas que menstruam devem fazê-lo na semana seguinte ao término da menstruação, enquanto as menopáusicas o farão em uma data determinada de cada mês.

Fonte: Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.