quinta-feira, 27 de outubro de 2016

NITERÓI DE BICICLETA: Niterói pretende se tornar referência em cicloturismo



Niterói está recebendo investimentos na implantação de infraestrutura cicloviária. Foto: Bruno Eduardo Alves / Ascom Niterói

Cidade recebeu evento para debater estratégias de desenvolvimento para o ciclismo

A Prefeitura de Niterói pretende elaborar um Plano Municipal de Cicloturismo, em parceria com universidades, sociedade civil e iniciativa privada. Essa foi a principal proposta anunciada no I Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo, que terminou nesta quinta-feira (27). Na cidade, que está recebendo investimentos na implantação de infraestrutura cicloviária é cada vez maior o número de usuários da bicicleta. Iniciativas para o incentivo do turismo de bike podem transformar Niterói na porta de entrada para o cicloturismo no Estado do Rio de Janeiro, e também contribuir para que cada vez mais pessoas optem pelo transporte sustentável no município.


O evento contou com pedalada por pontos turísticos da cidade. Foto: Bruno Eduardo Alves / Ascom Niterói

 
Segundo pesquisa realizada pelo coletivo Mobilidade Niterói, na ciclovia da Avenida Roberto Silveira, cerca de 86 ciclistas por hora passaram pela via, em dezembro do ano passado. Este ano, o número saltou para 166 por hora. Já na Avenida Amaral Peixoto, no primeiro mês (2013), a ciclovia foi usada por 63 ciclistas por hora. Este mês, nova contagem revela que 120 ciclistas circularam por hora.

Os participantes do encontro, organizado pela Prefeitura, pelas universidades Federal Fluminense (UFF) e Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo coletivo Mobilidade Niterói, foram unânimes ao afirmar que não se pode dissociar o cicloturismo urbano da discussão sobre mobilidade nas cidades. Para o desenvolvimento do turismo no setor, são necessários infraestrutura, segurança e roteiros planejados. Segundo a Prefeitura, em Niterói, o projeto Niterói Bike Tur, promovido pelo Programa Niterói de Bicicleta, pela Neltur e pela UFF, tem atraído moradores de outras cidades e até mesmo quem vive em Niterói e não conhece muitas das atrações, como os museus.

“Já temos aqui duas inciativas emblemáticas, o Niterói Bike Tur e a Terra Brasilis, agência niteroiense que já recebe há alguns anos turistas estrangeiros através de um programa bem estruturado de cicloturismo. Não estamos falando apenas de uma proposta para o futuro, nós já temos experiências presentes e um potencial muito maior a ser desenvolvido. Tenho certeza de que as pessoas reunidas neste encontro, com seus olhares especializados, saberão apontar esse potencial e até mesmo nos orientar nos futuros investimentos públicos para a implantação dessa malha cicloviária, para que a gente possa cada vez mais atrair turistas para Niterói, que venham para cá olhando a cidade como uma oportunidade para o ecoturismo, através dos parques implantados no município, e para o cicloturismo. Temos aqui o ambiente fértil para que a gente planeje e sonhe com uma Niterói cada vez mais amiga da bicicleta e mais atraente para o turismo”. Axel Grael

Isabela Ledo, coordenadora do Niterói de Bicicleta, programa da prefeitura que tem o objetivo de estimular a cultura cicloviária na cidade, fez uma apresentação no evento com o intuito de refletir como o cicloturismo pode influenciar no desenvolvimento do município.

“A proximidade com o Rio é um desafio para o fomento do turismo em Niterói, que busca o fortalecimento de sua identidade. Podemos dizer que Niterói é a cidade da arquitetura moderna, dos fortes, verde e, por que não?, cidade da bicicleta e da mobilidade”, disse.

A coordenadora listou os motivos que levaram a Prefeitura de Niterói a investir na infraestrutura cicloviária e no cicloturismo – atualmente o município conta com cerca de 35 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

“Um projeto voltado para o turismo de bicicleta vai proporcionar diversificação da economia local, valorização do patrimônio natural, arquitetônico, cultural e histórico da cidade, incentivo à mobilidade ativa e sustentável, indução à requalificação do espaço urbano, estímulo à inclusão socioespacial, entre outros benefícios. Temos um grande potencial que já começou a ser explorado no Niterói Bike Tur, que possui quatro roteiros. Com o Plano de Cicloturismo, poderemos ampliar o número de rotas e circuitos e, dessa forma, contribuir para o aumento de visitantes na nossa cidade”, destacou Isabela.


O encontro terminou com um passeio ciclístico guiado, que saiu do Caminho Niemeyer até o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Foto: Bruno Eduardo Alves / Ascom Niterói

Cicloturismo na Europa, no Chile e no Brasil

Na abertura do evento, na quarta-feira (26), o vice-prefeito Axel Grael falou sobre a importância dessa temática para Niterói.



Abertura do Encontro. Fotos Alexandre Vieira.


“Niterói está desenvolvendo sua vocação. Somos a segunda cidade do estado que recebe mais turistas, o que torna o município um belo laboratório para que a gente reflita sobre o potencial do cicloturismo", disse Grael.

O vice-prefeito disse que esse não é um tema novo para a cidade: “Já temos aqui duas inciativas emblemáticas, o Niterói Bike Tur e a Terra Brasilis, agência niteroiense que já recebe há alguns anos turistas estrangeiros através de um programa bem estruturado de cicloturismo. Não estamos falando apenas de uma proposta para o futuro, nós já temos experiências presentes e um potencial muito maior a ser desenvolvido. Tenho certeza de que as pessoas reunidas neste encontro, com seus olhares especializados, saberão apontar esse potencial e até mesmo nos orientar nos futuros investimentos públicos para a implantação dessa malha cicloviária, para que a gente possa cada vez mais atrair turistas para Niterói, que venham para cá olhando a cidade como uma oportunidade para o ecoturismo, através dos parques implantados no município, e para o cicloturismo. Temos aqui o ambiente fértil para que a gente planeje e sonhe com uma Niterói cada vez mais amiga da bicicleta e mais atraente para o turismo”.
“Niterói está desenvolvendo sua vocação. Somos a segunda cidade do estado que recebe mais turistas, o que torna o município um belo laboratório para que a gente reflita sobre o potencial do cicloturismo", disse Grael.


O presidente da Neltur, José Haddad, também participou da abertura do evento. Ele ressaltou a importância da bicicleta na vida das pessoas e o quanto Niterói já fez para incentivar o crescimento deste meio de transporte alternativo e saudável, e que pode incrementar ainda mais a atividade turística da cidade, que está se preparando também para essa nova demanda.

"A bicicleta é um dos transportes do futuro e Niterói está atenta para isso. Nós já contamos com 35 quilômetros de ciclovias, nosso túnel Charitas-Cafubá (Transoceânica) terá uma área exclusiva para os ciclistas nas suas galerias”, destacou Haddad.

No primeiro dia do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de forma detalhada como funciona o setor de cicloturismo na Europa. Em sua palestra, Marcio Deslandes, da European Cyclists’ Federation (ECF), ressaltou o impacto econômico do cicloturismo naquele continente. Experiências de turismo de bicicleta no Chile foram passadas por Cristóbal Pena, da empresa Bella Bike. Também foram apresentados os programas do setor em Santa Catarina, Curitiba, São Paulo e Pernambuco.

O encontro terminou nesta quinta-feira com um passeio ciclístico guiado, que saiu do Caminho Niemeyer até o Museu de Arte Contemporânea (MAC), onde os convidados participaram de uma mostra acadêmica. 

Fonte: O Fluminense



-------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Cicloturismo em Niterói
NITERÓI DE BICICLETA: Cicloturismo é tema de Encontro em Niterói
Luiz Saldanha: ‘O cicloturismo no estado começará por Niterói’
NITERÓI DE BICICLETA - NITERÓI BIKE TOUR: Passeio ciclístico pelos pontos turísticos de Niterói
NITERÓI BIKE TUR: Manhã de ciclismo, turismo e história em Niterói
NITERÓI DE BICICLETA - NITERÓI BIKE TOUR: Turismo sobre duas rodas pelo Centro Histórico de Niterói
NITERÓI BIKE TOUR - Passeio de bicicleta por pontos históricos de Niterói
TURISMO A PÉ REVELA HISTÓRIAS DE NITERÓI
CICLOTURISMO - Turismo sobre bikes em Niterói
CICLOTURISMO EM NITERÓI: Projeto da UFF estuda o potencial cicloturístico de Niterói
CICLOTURISMO EM NITERÓI: Agência com sede na cidade traz turistas noruegueses para pedalar e conhecer parques de Niterói
CICLOTURISMO EM NITERÓI - Noruegueses descobrem Niterói em duas rodas
CICLOTURISTAS NORUEGUESES PEDALAM POR NITERÓI E VISITAM O PROJETO GRAEL
NITERÓI DE BICICLETA - Com a melhoria da infraestrutura e logística, cresce o interesse em Niterói como um destino cicloturístico
CICLOTURISMO: grupo de 24 noruegueses pedalam por pontos turísticos de Niterói

Niterói de Bicicleta

NITERÓI DE BICICLETA: Ciclistas visitam túnel para conhecer projeto de ciclovia
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura conclui boulevard da General Castrioto, no Barreto
NITERÓI DE BICICLETA: Estudo mostra que população é favorável ao incentivo do uso das bicicletas
NITERÓI DE BICICLETA: Mais mobilidade sustentável para a Região Oceânica de Niterói
BICICLETAS & MAC: incentivo à cultura e à saúde
NITERÓI DE BICICLETA - Prefeitura de Niterói implantará bicicletário na Praça Arariboia
Artigo de Axel Grael: "A convicção de que mudar é preciso".
NITERÓI DE BICICLETA - SEMANA DA MOBILIDADE - Pedalando por qualidade de vida
NITERÓI DE BICICLETA - Ação ‘Vaga Viva’ transforma o visual de várias ruas de Niterói
"Não há mais espaço para carros na cidade".
NITERÓI DE BICICLETA - Câmara: expansão de ciclovias em debate
Programa Niterói da Bicicleta realiza ação educativa na Avenida Amaral Peixoto
NITERÓI DE BICICLETA lança campanha educativa "O TRÂNSITO É FEITO DE PESSOAS COMO VOCÊ".
Programa Niterói de Bicicleta lança campanha de Educação no Trânsito
Niterói de Bicicleta: educação no trânsito em foco
NITERÓI DE BICICLETA PROMOVEU O I PASSEIO CICLÍSTICO E ECOLÓGICO
Programa Niterói de Bicicleta promoveu palestra de Ronaldo Tonobohn, superintendente da CET-SP e responsável pela implantação das ciclovias em São Paulo
Programa "Niterói de Bicicleta" implantará ligação cicloviária entre a Av. Amaral Peixoto, Roberto Silveira e Rua São Lourenço
BICICLETAS: MERCADO ESTÁ AQUECIDO COM IMPLANTAÇÃO DE CICLOFAIXAS
NITERÓI DE BICICLETA - Campus da UFF recebe bicicletários no programa de parceria entre a prefeitura e a universidade
Prefeito Rodrigo Neves reúne-se com cicloativistas para avaliar o Programa Niterói de Bicicleta
Visita aos bicicletários da Supervia
PARCERIA PREFEITURA DE NITERÓI - UFF: instalação de bicicletários nos campi estimulam estudantes a utilizar bicicletas
CICLOTURISMO: grupo de 24 noruegueses pedalam por pontos turísticos de Niterói
Vice-prefeito de Niterói recebe o Cônsul-Geral da Holanda no Rio de Janeiro: na pauta, Baía de Guanabara e ciclovias
Prefeitura e CAF assinam convênio de US$ 300 mil para ações na Região Oceânica
Prefeito de Niterói se reúne com reitor da UFF para reforçar parcerias
PRO-SUSTENTÁVEL: CAF aprova R$ 260 milhões para Niterói
PROGRAMA "NITERÓI DE BICICLETA" DA PREFEITURA DE NITERÓI GANHA PRÊMIO
PREFEITURA DE NITERÓI INAUGURA NOVA CICLOVIA DA AVENIDA ROBERTO SILVEIRA
Ciclofaixa da Avenida Roberto Silveira vai mudar de lado e ganhará segregadores
NITERÓI DE BICICLETA: Ciclovia da Roberto Silveira vai mudar de lado
Rua Timbiras ganha ciclovia e moradores comemoram

Turismo em Niterói

TURISMO EM NITERÓI: Melhor atendimento ao turista
CULTURA EM NITERÓI - RESERVA CULTURAL: Festival do Rio chega a Niterói
Niterói recebeu cerca de 40 mil visitantes durante os Jogos Paralímpicos
TURISMO EM NITERÓI: Niterói desponta como um dos principais roteiros turísticos do Estado
TURISMO EM NITERÓI DURANTE A RIO 2016: Medalha de ouro em hospitalidade
Mais de 1,1 milhão de turistas visitaram a capital carioca durante a Rio 2016
TURISMO EM NITERÓI: Niterói comemora visitação durante os Jogos Olímpicos
CULTURA EM NITERÓI: Equipamentos culturais de Niterói têm recorde de público

Ecoturismo

CAPACIDADE DE SUPORTE: lidando com os efeitos do sucesso das unidades de conservação
PARQUES, CULTURA E ECOTURISMO EM NITERÓI: Duna Grande, em Itaipu, terá passeios guiados em 2017
TURISMO E LAZER EM NITERÓI: Parque da Cidade aberto até 19h
PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA: Enseada do Bananal com novas regras
PARNIT: Parque da Cidade de Niterói tem trilhas revitalizadas com tótens e sinalização
Definido calendário de trilhas guiadas e voluntariado para o PARNIT
PARNIT - Oficinas participativas para o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit)
PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NITERÓI (PARNIT): Oficinas de Planejamento Participativo
DIA HISTÓRICO EM NITERÓI: Foi publicado hoje o Decreto 11.744, que instituiu o PARNIT
NITERÓI MAIS VERDE: Trilhas revitalizadas são opções para o turismo ecológico em Niterói 
PRAIA DO SOSSEGO E O CONCEITO DE CAPACIDADE DE SUPORTE: os cuidados da Prefeitura de Niterói para proteger o patrimônio natural e o sossego dos visitantes 
CAPACIDADE DE SUPORTE: Para conter visitação, governo estuda cobrar entrada na Ilha Grande a partir de 2016
Quem tem autoridade sobre as praias? Quem controla os abusos?
NITERÓI E INEA VÃO CELEBRAR OS 85 ANOS DA MAIS ANTIGA ÁREA PROTEGIDA DO BRASIL
PRO-SUSTENTÁVEL: Região Oceânica terá investimentos em infraestrutura e sustentabilidade
PRO-SUSTENTÁVEL - Piratininga terá ações contra poluição 
NITERÓI MAIS VERDE: Prefeitura anuncia estratégia para evitar invasão de áreas verdes e áreas de risco 
NITERÓI MAIS VERDE - PARNIT ganhou reconhecimento e destaque em revista especializada dos EUA

Outras postagens

ESTUDO ESTIMA IMPACTOS DO PLANEJAMENTO URBANO NA SAÚDE: Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.