quinta-feira, 20 de outubro de 2016

NITERÓI ECOCULTURAL: mais um ponto de reciclagem



Durante evento no centro, foram realizados desfiles com roupas recicladas. Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói


Centro de Oficinas da Clin atuará, no Barreto, com os projetos EcoModa, EcoDesigner e EcoMúsica

Para estimular cada vez mais o uso e descarte consciente de resíduos e intensificar ações de sustentabilidade para tornar Niterói destaque no Estado, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) inaugurou, na última quarta-feira (19), o Centro de Oficinas de Reciclagem (COR), na antiga Escola Estadual Benjamin Constant, no Barreto, Zona Norte da cidade. No local já funcionam, em parceria com a Fundação de Arte de Niterói (FAN) e o Instituto Estadual de Ambiente (Inea), os projetos EcoModa, EcoDesigner e EcoMúsica.

O COR funcionará como uma ponte entre a comunidade e os projetos. Por meio de ações e de oficinas específicas, especialistas realizarão atividades de educação ambiental com a população, mostrando que é possível reaproveitar, reutilizar e ainda gerar renda para centenas de famílias. Marcando a inauguração do novo centro e de uma sala de palestras, além de um Ecoponto da Clin, foram realizados desfiles com roupas recicladas, apresentação e realização de oficinas de reaproveitamento.




O vice-prefeito Axel Grael participou da cerimônia e destacou que Niterói está trabalhando e buscando se adequar ao que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Este local foi escolhido justamente por já ser sede de outros importantes projetos ambientais, estimulando ainda mais a população sobre a importância do descarte consciente dos resíduos. A junção desses projetos prevê o reaproveitamento, a reconstrução, e a geração de renda através das cooperativas de catadores. É um círculo e uma concepção de futuro sustentável”, afirma o vice-prefeito Axel Grael.

Alunos e professores do curso de Engenharia Logística do Senai, Engenharia Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), e alunos da rede municipal de ensino participaram da abertura do Centro de Reciclagem, que contou também com a presença do secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, a coordenadora do Reciclin, a bióloga Silvia Pires, e representantes do Inea. No evento, também foi anunciado que as oficinas de educação ambiental – que são realizadas desde 2013 nas escolas municipais – serão ampliadas. A ideia é mostrar que os resíduos das residências podem ser transformados para produção de bens utilizáveis. Durante a inauguração do COR, os funcionários da Clin e do Instituto Vital Brazil também mostraram que o lixo causa problemas de mau cheiro e atrai animais peçonhentos transmissores de doenças.

Para o presidente da Clin, Antônio Lourosa, o novo Centro de Oficinas de Reciclagem marca um passo importante de sustentabilidade para a companhia. “Estamos caminhando com diversos projetos educativos. Temos o Clin Música, quando aproveitamos materiais que seriam descartados. E vamos seguir em frente, pois é possível mostrar para a população a importância desse reaproveitamento em todos os sentidos”, disse Lourosa.

Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.