quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

NITERÓI DE BICICLETA: Site do Programa Niterói de Bicicleta entra no ar nesta quinta-feira




A partir desta quinta-feira (25.2), os ciclistas de Niterói terão à disposição mais um canal de comunicação e informação: o site do Niterói de Bicicleta (www.niteroidebicicleta.rj.gov.br), programa desenvolvido pela Prefeitura de Niterói que tem como principal objetivo estimular a cultura cicloviária na cidade. Criado em 2013, o Programa Niterói de Bicicleta é um dos 32 projetos estruturadores definidos no plano estratégico municipal Niterói que Queremos.

Niterói, assim como várias cidades de médio e grande portes ao redor do mundo, tem investido nos últimos anos em políticas sustentáveis e inteligentes para reduzir o congestionamento em suas ruas. Além da reestruturação e modernização do seu sistema de transportes públicos, o incentivo ao uso da bicicleta como alimentadora deste sistema, como efetivo meio de locomoção para curtas e médias distâncias, e para atividades de lazer, tem norteado os projetos de mobilidade elaborados atualmente pelo poder público local. 

No site, os internautas poderão conhecer detalhes do programa, que está estruturado a partir de dois principais pilares:
  • infraestrutura cicloviária e
  • cultura e educação cicloviárias.
As ações relacionadas à construção da infraestrutura voltada para as bicicletas podem ser também visualizadas através de um mapa dinâmico que indica a localização exata das ciclovias e ciclofaixas existentes e dos bicicletários instalados pela Prefeitura de Niterói, incluindo o número de vagas em cada localidade. Hoje a cidade conta com 30 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, dos quais 15 quilômetros foram construídos pela atual gestão municipal. Até o final de 2016, a meta da prefeitura é dobrar essa malha e chegar aos 60 quilômetros 
O Niterói de Bicicleta também organiza e apoia diversos projetos, campanhas educativas e ações, listados no site, que buscam despertar o interesse da população do município para o tema cicloviário. 
Isabela Ledo, coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, informa que o site disponibiliza ainda notícias, agendas de eventos e uma área de biblioteca em que é possível se informar sobre legislação de trânsito, relatórios e pesquisas e um glossário com os termos usados no ciclismo. Nessa sessão foram também disponibilizadas para download algumas cartilhas com dicas bastante úteis para os ciclistas.
“O site do Niterói de Bicicleta será uma importante ferramenta não só de divulgação do trabalho que estamos desenvolvendo desde 2013 como também uma fonte de informações bastante relevantes sobre o tema cicloviário. A ideia é que o site cresça com o tempo, de acordo com a demanda dos visitantes, que poderão mandar sugestões e críticas através do e-mail niteroidebicicleta.info@gmail.com”, disse Isabela Ledo.

Fonte: Prefeitura de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.