quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Bombeiros do RJ conquistam título mundial pela segunda vez e farão intercâmbio nos Estados Unidos


COMENTÁRIO AXEL GRAEL:

Registramos aqui a notícia sobre a excelência de uma equipe do Corpo de Bombeiros do Méier, que pela segunda vez conquista o prêmio internacional Conrad Dietrich Magirus. Tal reconhecimento reafirma a qualidade do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro, que expande para a escala mundial o ótimo conceito que conquistou junto à população fluminense, que a considera uma das instituições mais respeitáveis, dentre públicas e privadas.

A conquista pela segunda vez do prêmio mostra que o resultado não pode ser atribuído só a um episódio, mas mostra uma qualidade continuada. Também deve-se considerar que os representantes brasileiros superaram colegas de outros países que, provavelmente, contam com melhores condições orçamentárias e materiais, mas nossos campeões mostraram que podem superar estas dificuldades com o segredo das grandes equipes: a força de indivíduos talentosos, bem preparados e compromissados com uma causa, quando se unem com disciplina e determinação, geram mais do que uma simples soma, mas se multiplicam.

Em tempo de tanta dificuldade no setor público em todo o país, é um orgulho ver os destaques das nossas instituições conquistando o justo reconhecimento internacional.

E Niterói tem se beneficiado muito de uma sólida parceria com o Corpo de Bombeiros, que vem fortalecendo as áreas de Defesa Civil, combate a queimadas (incêndio em vegetação), na Saúde e vem avançando também em relação aos Guarda-Vidas e outras áreas.

Parabéns e muito obrigado aos bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

Axel Grael
Vice-Prefeito
Niterói


------------------------------------------------------



Bombeiros do RJ conquistam título mundial pela segunda vez e farão intercâmbio nos Estados Unidos


 
Pelo segundo ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, representado pelos militares do Méier, ganhou o prêmio Conrad Dietrich Magirus. A premiação elegeu as melhores atuações de equipes de bombeiros do mundo e, na edição 2015, os brasileiros saíram na frente de outras dez corporações. O prêmio foi entregue em janeiro, na Alemanha. Foto Clarice Castro
 


Militares do Méier são premiados como melhores do mundo

Bicampeões do prêmio Conrad Dietrich Magirus, militares do grupamento do Méier, na Zona Norte do Rio, vão trocar experiências com profissionais do Corpo de Bombeiros de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A viagem faz parte da premiação, que conta ainda com troféu, e é oferecida à melhor equipe do mundo. Cerca de 10 representantes da corporação vão conhecer a estrutura de salvamento americana, além do centro de treinamento Randall´s Island, na cidade norte-americana.

Esta é a segunda vez que o quartel do Méier se destaca internacionalmente, sendo reconhecido pela atuação em situações de emergência. A premiação entregue na Alemanha no dia 22 de janeiro deste ano foi conquistada pela excelente atuação dos bombeiros no combate ao incêndio no Shopping Nova América, em 16 de fevereiro de 2015. A corporação fluminense concorreu com bombeiros de países como a Áustria, Austrália, Chile, França, Hungria, Irã, República Tcheca e Turquia. Em 2014, o grupo foi destaque pelo resgate de vítimas após a queda de uma passarela na Linha Amarela.

- Os dois prêmios são um grande reconhecimento de que a corporação fluminense vem fazendo um grande trabalho. Atuamos com integração e aparatos como helicópteros, pela primeira vez utilizados em área urbana. Disputamos com países que também realizaram um trabalho muito bom - disse o comandante do 2º grupamento, tenente-coronel, Cláudio Pedro Nicácio.

Atuação do bicampeonato

Localizado na Zona Norte do Rio, o Shopping Nova América possui 400 lojas em funcionamento, duas praças de alimentação, um centro empresarial e um campus universitário. Os militares atuaram na retirada dos trabalhadores que se preparavam para a abertura dos estabelecimentos, enquanto tentavam identificar o foco e dar início a extinção das chamas que atingiram cerca de 30 metros de altura.

O ambiente era totalmente desfavorável: muito material inflamável, lojas muito próximas umas das outras e dutos com óleo de cozinha passando por todo o shopping. Pelo menos 100 bombeiros de 10 quartéis atuaram na ocorrência, com apoio de 30 viaturas e duas aeronaves. A intensidade do fogo fez paredes do prédio desabarem e três bombeiros se feriram levemente. O trabalho durou 72 horas, e o local foi reaberto.

- Mobilizamos muitas pessoas e graças a nossa rápida atuação, somente 20% do shopping foi atingido - destacou o comandante do 2º GBM.


Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.