segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

MADEIRA LEGAL - BVRio lança sistema de verificação de legalidade de madeira


Disponível nos sistemas Androis e IOS


Sistema foi desenvolvido para promover o uso e comercialização de madeiras tropicais de origem legal

A BVRio Bolsa Ambiental nesta quarta-feira, 17, a nova e mais robusta versão do seu Sistema de Verificação de Legalidade de Madeira. Este sistema online foi desenvolvido para fornecer um retorno imediato aos compradores e comerciantes sobre a legalidade de madeiras tropicais brasileiras.

Agora é mais fácil para comerciantes conduzir o processo de avaliação de riscos dos lotes de madeira que pretendem comprar. Usuários precisam somente escanear o código de barras das Guias Florestais e recebem instantaneamente um relatório básico sobre o estado da legalidade do produto verificado. O uso da versão básica do sistema é gratuito.

Disponível gratuitamente

O Sistema de Verificação de Madeira da BVRio está disponível em versão desktop (visite http://madeira.bvrio.org) ou em aplicativos para os sistemas Android e IOS, disponível para download gratuito no Google Play e App Store.

Este aplicativo é particularmente útil para os compradores que operam na Europa e nos Estados Unidos, onde eles têm que garantir o cumprimento da EU Timber Regulation e da US Lacey Act. Dado o elevado risco de ilegalidade de madeira no Brasil (de acordo com a Chatham House, estima-se que mais de 50% da madeira brasileira vem de fontes ilegais), o uso deste aplicativo ajuda os compradores a estimar os riscos e evitar a exposição ao comércio ilegal de madeira.

Para cada remessa de madeira, o Sistema verifica uma grande variedade de fontes (incluindo bases oficiais, dados de propriedades, imagens de satélite e análises estatísticas) para identificar se há indícios de possíveis irregularidades e fatores de risco. O usuário pode ver os detalhes de cada item selecionado, incluindo o status da documentação, eventuais infrações e multas, irregularidades relacionadas com volume, espécies, localização e atual exploração da floresta. A localização exata da floresta e da rota da madeira pode ser visualizada nos mapas.

Cada lote de produtos de madeira é verificado de acordo com a sua cadeia de custódia, estimando a probabilidade de riscos relacionados a infrações sociais e ambientais. O Sistema é baseado em uma análise de uma grande base de dados (big data analysis) e já realizou mais de 1 bilhão de cruzamentos de dados. Seus bancos de dados são atualizados diariamente.

Sobre a BVRio

O Sistema de Verificação da Legalidade de Madeira é uma iniciativa do Instituto BVRio e BVRio Bolsa Ambiental. O Instituto BVRio (www.bvrio.org) é uma associação sem fins lucrativos criada em 2011 com o objetivo de desenvolver mecanismos de Mercado para facilitar o cumprimento das leis ambientais brasileiras. O iBVRio foi tem parcerias com várias agências governamentais, com a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) e com várias organizações da sociedade civil.

A Bolsa de Valores Ambientais BVRio (www.bvrio.com), foi criada para operar nos mercados desenvolvidos pela iBVRio através de uma plataforma multi-setorial de commodities ambientais desenvolvida especificamente para atender às necessidades de países em desenvolvimento. O iBVRio foi eleito Líder de Ação Climática do programa R20 (criado pelo ex-governador Arnold Schwazenneger), recebeu o prêmio Katerva 2013 Economia, e é um membro da Forest Legality Alliance.

Fonte: Painel Florestal







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.