sexta-feira, 18 de agosto de 2017

TRAVESSIA TUPINAMBÁ: Desbravando novos caminhos por Niterói


Travessia Tupinambá promete desafiar os amantes das trilhas.

Com 7,5 quilômetros a Tupinambá é a mais nova opção de lazer da cidade, que possui outras 36 trilhas emoldurando a geografia em parques ambientais. Foto: Divulgação / Alexandre Vieira / Prefeitura de Niterói.




Travessia Tupinambá promete desafiar os amantes das trilhas


Estar em contato com a natureza pode ser um dos principais remédios para curar o estresse do dia a dia. Niterói ganhou mais uma opção para quem gosta de se exercitar ao ar livre: a trilha Tupinambá, com 7,5 quilômetros, que liga os bairros de São Francisco e Piratininga, atravessando o Parque da Cidade. O município possui outras 36 trilhas emoldurando a geografia da cidade em parques ambientais como o Parnit (Parque Municipal de Niterói - Unidade de Conservação de Proteção Integral) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca.


Ter espírito aventureiro é uma das premissas para quem deseja vencer a trilha. Foto: Divulgação / Alexandre Vieira / Prefeitura de Niterói.



Durante esta semana um grupo de 50 pessoas estreou a trilha Tupinambá. Considerada como moderada, é um passeio que deve ser feita por quem gosta de caminhada e tem fôlego para encarar as 3 horas de subida e trechos com pequenas escaladas. O resultado para quem fez pela primeira vez não decepcionou.

“Cada lugar que fazemos caminhada tem um clima diferente, um grau de dificuldade e paisagens únicas. Já estou bem acostumada a fazer trilhas e posso atestar que essa é maravilhosa, os lugares espetaculares e a vista nem se fala! Não é uma trilha cansativa e tem partes emocionantes. Isso sem contar a sinalização que está bem colocada. Tomara que as pessoas conservem”, observou Gislaine Tostes, que faz caminhadas a mais de cinco anos.

O caminho sinuoso é cercado de espécies de Mata Atlântica em diversos graus de regeneração, além de córregos. Mesmo antes de ser aberta oficialmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, a trilha já era utilizada para treino por praticantes de corrida e montanhismo.

A trilha foi sinalizada para ser autoguiada, mas devido à procura, a Secretaria de Meio Ambiente está agendando visitas guiadas nos dias 5, 10 e 22 e de setembro, sempre às 9 horas. Os agendamentos podem ser feitos através do e-mail areasverdes.pmn@gmail.com.

Amanda Jevaux, subsecretária de Meio Ambiente, participou da caminhada de estreia e ficou feliz com o resultado da sinalização.

“É um lugar muito lindo e especial. A trilha está pronta para quem quiser fazer a caminhada, mas é sempre bom ir em grupo ou agendar com guias e com a própria Secretaria. É um passeio agradável e bonito para grupos”, orienta.

O coordenador do Parque e professor de Turismo, Alex Figueiredo, conta que alunos de cursos de Turismo de diversas instituições estão organizando grupos guiados para percorrer trilhas no Parque da Cidade, como forma de estágio.

“O Parque da Cidade é um lugar muito bonito. Pedimos que as pessoas mantenham o local e que utilizem a trilha para passeio e admiração. É importante que as pessoas não joguem lixo nas trilhas e que não destruam a sinalização ou as espécies nativas. De resto é aproveitar”, destaca.

Segundo Alex, as orientações mais importantes para uma caminhada tranquila são: usar roupas leves, levar água, repelentes, bonés, e algo tipo fruta, caso queira comer algo no caminho. A trilha Tupinambá começa na sede do Parque da Cidade e termina no Tibau, em Piratininga.

Opções - Forte São Luiz e Pico: uma estrada que corta a Mata Atlântica e que pode ser percorrida a pé. Além da bela visão da Baía de Guanabara, é possível visitar construções militares de 1567. Alameda Marechal Pessoa Leal, 265 - Jurujuba Niterói. Acesso pelo Forte Barão do Rio Branco.

Outras opções são o Morro do Morcego em Jurujuba; Pedra do Elefante e o Costão no Parque Estadual da Serra da Tiririca; Morro das Andorinhas em Itaipu; Morro do Santo Inácio com entrada no Parque da Cidade que também conta com a Trilha Bosque dos Eucaliptos.

No Parque Estadual da Serra da Tiririca, ainda existem trilhas como a da Enseada do Bananal, Córrego dos Colibris; Caminho de Darwin; Túnel Ferroviário; Morro do Catumbi; das Orações; Morro da Peça, Travessia Vila Progresso X Serra Grande; e Circuito Volta da Lagoa de Itaipu.


Fonte: O Fluminense




--------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:



PARQUES E ÁREAS VERDES EM NITERÓI


ÁREAS VERDES URBANAS

NY TIMES: A diferença que os parques fazem nas grandes cidades
Nova York transformou o seu lixão no maior parque da cidade









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.