domingo, 20 de agosto de 2017

Pregão eletrônico reduziu em 40% despesas de compras da Prefeitura em quatro meses





18/08/2017 – Com apenas quatro meses de implantação, o Pregão Eletrônico adotado pela Prefeitura de Niterói já conseguiu uma economicidade para o município de cerca 40% nas três licitações realizadas para aquisição de insumos básicos. A informação é da Secretaria de Administração. Secretário da pasta, Fabiano Gonçalves destaca que o Município está sempre buscando a modernização e as facilidades tecnológicas para ampliar o processo de desburocratização da máquina e também como forma de economizar.

Ele revela que a Secretaria também está usando um banco online de preços para cotar os melhores valores de mercadorias praticados no Brasil na hora de adquirir produtos essenciais para o funcionamento da máquina administrativa e otimizar ainda mais as compras.

“O Pregão Eletrônico possibilita um maior número de participantes e, consequentemente, maior competitividade, e é utilizado quando existe a necessidade de compra imediata por atacado. Com essa inovação, conseguimos economizar em cerca de 40% a aquisição de insumos para a Prefeitura. Além disso, licitamos para formação de Ata de Registro de Preços que se utiliza para produtos de utilização contínua. Através desse sistema, garantimos a manutenção do valor do produto e só vamos adquirindo conforme a necessidade. Isso economiza em vários sentidos como em galpão para estocagem, evita estrago e ainda permite que o fluxo de caixa seja mantido”, explica Fabiano.

Através do ComprasNet de comprar governamentais, a Prefeitura já realizou três pregões eletrônicos este ano para a compra de purificadores de água, pneus e grama para revitalização de espaços públicos, entre outros. O objetivo é ampliar a competitividade, barateando o custo nos processos de aquisição de bens e serviços comuns.

O pregão eletrônico é uma modalidade de licitação utilizada para a compra de bens e serviços comuns no mercado, independentemente do valor. O modelo permite a participação diretamente através da internet. Até então, existia somente a licitação através de pregão presencial, que exige o comparecimento de um representante da empresa para participar do processo licitatório.

Fonte: Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.