sábado, 26 de agosto de 2017

NITERÓI NO CLIMA: Niterói recebe selo do ICLEI de enfrentamento às mudanças climáticas



No PARNIT. Da esquerda para a direita: Valéria Braga (Secretaria Executiva e GECLIMA-Niterói), Raquel Cruz (SMARHS e GECLIMA-Niterói), Patricia Kranz (ICLEI), Luize Ferraro (Secretaria Executiva e GECLIMA Niterói), Axel Grael (Secretário Executivo e GECLIMA-Niterói), Rodrigo Perpétuo (Secretário executivo para a América do Sul do ICLEI) e Alex Figueiredo (SMARHS - dirigente do PARNIT). Foto de Alexandre Vieira.

Visitando o PARNIT e apresentando as ações da Prefeitura de Niterói. Foto de Alexandre Vieira

Axel Grael e Rodrigo Perpétuo, no PARNIT. Foto de Alexandre Vieira

Com o secretário de Meio Ambiente de Niterói Eurico Toledo (SMARHS) e integrantes do GECLIMA, recebendo o documento do ICLEI do Rodrigo Perpétuo e Patricia Kranz. Foto de Alexandre Vieira


25/08/2017 – A Prefeitura de Niterói recebeu, nesta sexta-feira (25/08), o selo de elaboração do inventário das emissões de gases de efeito estufa (GEE), concedido pelo Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade). O secretário-Executivo para América do Sul da associação, Rodrigo Perpétuo, entregou ao secretário Executivo, Axel Grael, o documento que atesta o comprometimento do governo municipal com o enfrentamento às mudanças climáticas. Em seguida, o secretário conheceu o Parque da Cidade, de onde pode conferir, alguns dos trabalhos de desenvolvimento sustentável que estão sendo realizados pela cidade.

Durante a elaboração do inventário, que conta com dados referentes à 2015, o Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas de Niterói (Geclima) passou por treinamento para fazer uso da metodologia do Iclei que mensura a emissão de gases de efeito estufa. O inventário é feito mediante a coleta, recorte de dados e informações sobre fontes de emissões no município, bem como sua relatoria de acordo com metodologia de referência.


Documento do ICLEI reconhecendo o trabalho de Niterói.

Para o secretário Executivo Axel Grael, o selo conferido à Niterói estimula a confiança da população em relação à iniciativas de longo prazo, como o projeto Niterói de Bicicleta, o PRO-Sustentável, o Sistema de Informações Geográficas (Sigeo), em fase de implantação, e o Programa Niterói Mais Verde.

“Tornar a cidade mais resiliente não é tarefa só da administração pública, é da sociedade. Esse trabalho é algo que está sendo feito para o município. O reconhecimento do Iclei nos incentiva a criar, junto à sociedade, uma confiança ainda maior em relação ao caminho que estamos trilhando”, pontuou.

Perpétuo elogiou as iniciativas que a cidade está realizando no sentido do desenvolvimento sustentável, e que, segundo ele, vem chamando atenção de gestores de outras cidades pela eficiência. O secretário ainda agradeceu a liderança e compromisso apresentados pela cidade no movimento para a sustentabilidade global.

“Fico muito satisfeito de visitá-los e entregar o selo. Estamos divulgando o caso de vocês, que vai inspirar outras cidades a ir por esse mesmo caminho da apropriação e internalização do conhecimento a respeito dos processos que levam à política de mudanças climáticas”, disse.

O inventário que recebeu selo vai auxiliar o Poder Executivo Municipal na definição das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa; coordenar a elaboração de uma política municipal sobre mudança do clima; coordenar, acompanhar e monitorar, no âmbito dos órgãos que o integram, a implantação de políticas públicas setoriais, observando sua eficácia na redução das emissões de gases de efeito estufa e aumento da capacidade adaptativa do município, bem como a adoção das medidas de mitigação e adaptação; e identificar fontes de financiamento e elaborar projetos para captação de recursos externos, visando à execução das políticas.

O Iclei é a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, que reúne mais de 50 membros, dentre cidades e governos estaduais na América do Sul.

Fonte: Prefeitura de Niterói




--------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

GECLIMA

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Prefeitura cria o Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas de Niterói (GE-CLIMA) 
NITERÓI SUSTENTÁVEL: cidade associa-se ao ICLEI e participa de rede internacional de cidades sustentáveis

Outras postagens

Niterói se candidata a programa da ONU para ser cidade modelo de resiliência
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: RJ terá menos volume de chuvas, mas mais temporais nos próximos anos
O PROBLEMA DO NITROGÊNIO NOS CORPOS D'ÁGUA: como as mudanças climáticas pioram o problema?
Mudanças climáticas já são a segunda maior preocupação das pessoas no mundo: só perde para o terrorismo
Arborização proporciona mais conforto térmico em zonas urbanas
Série histórica revela que número de tempestades permanece quase o mesmo de 160 atrás no Rio
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Nível do mar na costa brasileira tende a aumentar nas próximas décadas
Ondas de calor afetarão meio mundo (literalmente!) no fim do século
Aumento de emissões de gases de efeito estufa no estado do Rio
MOBILIDADE: Carros transportam 30% dos passageiros, mas respondem por 73% das emissões em SP
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Elevação de 10 cm no nível do mar poderá dobrar inundações costeiras
Alemanha se prepara para um futuro sem carros a combustão
ONU: América Latina e Caribe precisam ‘descarbonizar’ economia e combater poluição para cumprir metas da ONU
CONEXÃO FLORESTA. População ainda não relaciona o comportamento do clima às florestas
Antonio Nobre: "Se houvesse florestas no Sudeste, a seca não seria tão extrema"
Conexão entre clima e biodiversidade, artigo de Izabella Teixeira e Caroline Spelman







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.