terça-feira, 29 de agosto de 2017

NITERÓI RESILIENTE: Prevenção de desastres nas Escolas Municipais de Niterói





 


Na sexta-feira (04.08) a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Niterói realizou mais um simulado de Evacuação na Escola Municipal Professora Lucia Maria Silveira Rocha em Jurujuba.

O simulado faz parte do projeto “Defesa Civil nas escolas” e encerra um ciclo de oito encontros com os alunos do 5 º ano da escola. Os alunos tiveram disciplinas de Noções Básicas de Defesa Civil, Prevenção de Incêndio, Prevenção de Acidentes Domésticos, Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Análise de Risco Geológico, Meteorologia e Rota de Fuga na escola. No total foram 53 alunos capacitados para ajudar o colégio na necessidade de evacuação das salas.

O projeto teve início em 2014 e desde então formou 869 alunos da rede municipal de ensino. A ideia é que as crianças estejam capacitadas a agirem em casos de riscos ambientais em suas comunidades e sejam multiplicadores do trabalho da Defesa Civil.

A iniciativa é prevista em lei federal que determina que noções de defesa civil e meio ambiente sejam transmitidas para alunos do Ensino Fundamental. “ O trabalho com crianças é uma ação de médio a longo prazo. Capacitando e mostrando aos jovens o que é a defesa civil, faz com que eles saibam quais ações devem ser tomadas em caso de risco. ” Afirma Major Walace Medeiros, subsecretário da Defesa Civil de Niterói.

A Secretaria irá realizar o projeto em mais 8 escolas até o final de 2017.

Fonte: Defesa Civil de Niterói












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.