sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Parque, praça e ciclovia perto incentivam exercício, confirma estudo




Equipamentos de ginástica ao ar livre – Sesc Interlagos – Foto: Pedro Vannucchi via Flickr – CC


Espaços precisam estar a, no máximo, 500 metros dos moradores para estimular prática de atividade física

Apesar das atividades físicas regulares serem essenciais à qualidade de vida, 45,9% dos brasileiros – ou 67 milhões de pessoas – são considerados sedentários, não dedicando nem 30 minutos em três dias da semana aos exercícios, como apontam dados do Ministério do Esporte.

Pesquisas realizadas em países de renda alta já indicam a ampliação dos locais públicos e abertos para a prática de atividades físicas como saída para mudar essa realidade. Ciclovias, parques e praças incentivam um maior número de pessoas a se dedicarem a diferentes modalidades. No Brasil, um dos estudos pioneiros sobre o tema é realizado pelo professor Alex Antônio Florindo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.


Foto: Cecília Bastos / USP Imagens.


A linha de pesquisa é parte do pós-doutorado de Florindo e teve como base um estudo coordenado primeiramente no distrito de Ermelino Matarazzo, na zona leste da capital – e que se estendeu para todo o município nos últimos dois anos. Em parceria com outros institutos da USP e pesquisadores de Melbourne, Austrália, o estudo procurou estabelecer uma relação entre a existência de ciclovias, parques e outros espaços públicos abertos em torno de domicílios com a regularidade da atividade física de seus habitantes.

Escolhidos por sorteio, participaram moradores de domicílios que haviam respondido às entrevistas do Inquérito de Saúde da Prefeitura de São Paulo em 2015, amostra considerada representativa para a amplitude e complexidade da cidade. A partir do ponto central das casas, traçavam-se raios de um quilômetro, um quilômetro e meio ou quinhentos metros para encontrar os locais públicos abertos na região e cruzá-los com as respostas dos moradores com relação à regularidade com que praticavam atividades físicas.


Parque do Skate está localizado em Perdizes, na zona oeste da capital paulista, e é um dos parques mais equipados para a prática do esporte – Foto: C. Alberto via Flickr – CC


“Constatamos que a chance de um indivíduo praticar caminhada durante o seu tempo de lazer é maior quando ele tem à sua disposição pelo menos dois tipos de espaços públicos abertos em um raio de 500 metros de sua residência”, afirma Florindo. Porém, somente cerca de 32% dos moradores estariam enquadrados neste cenário ideal e, pior que isso, 22% do grupo amostral não possuía nenhum espaço público a 500 metros ou menos de casa.

"A chance de um indivíduo praticar caminhada durante o seu tempo de lazer é maior quando ele tem à sua disposição pelo menos dois tipos de espaços públicos abertos em um raio de 500 metros de sua residência".

Contudo, a situação pode mudar nos próximos anos. Isso porque o que foi constatado na pesquisa vai ao encontro do que estabelece o novo plano diretor da cidade de São Paulo, aprovado em 2014. “O plano diretor pensa na ampliação dos espaços públicos e com a pesquisa é possível afirmar a importância da ampliação dessa áreas”, explica o professor.


Foto: Embratur via Fotos Públicas.


No entanto, Florindo também lembra que a pesquisa ainda está em uma primeira fase e nos próximos anos e meses também levará em conta os aspectos longitudinais. Além disso, também é esperada a ampliação da especificidade dos dados, permitindo realizar comparações entre diferentes períodos para verificar a possibilidade de mudanças e variações.

Neste primeiro momento foram consideradas para a pesquisa 3.406 pessoas com idade superior a 18 anos de idade. O trabalho também contou com o apoio de Chester Luiz Galvão Cesar, da Faculdade de Saúde Pública (FSP); Moisés Goldbaum, da Faculdade de Medicina (FMUSP); Ligia Vizeu Barrozo, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; Billie Giles-Corti, do RMIT (Royal Melbourne Institute Technology), em Melbourne, Austrália; Gavin Turrell, do Australian Catholic University (AUC), também de Melbourne; Eduardo Queiroti Rodrigues, doutorando na FSP; e William Cabral-Miranda, doutorando na FFLCH.


Fonte: Jornal da USP 




------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Áreas protegidas em Niterói

POLÍTICA DE ÁREAS VERDES DE NITERÓI É APRESENTADA EM EVENTO INTERNACIONAL NO PERU
PARQUES E ÁREAS VERDES: Niterói possui um dos maiores índices de áreas verdes/habitante
Parque das Águas perto da conclusão
PARQUES E CLIMA NO PLANEJAMENTO URBANO DE NITERÓI
DIA HISTÓRICO EM NITERÓI: Foi publicado hoje o Decreto 11.744, que instituiu o PARNIT
PARNIT: Preservação do meio ambiente ganha reforço em Niterói
Niterói + Verde e PARNIT: Decreto cria 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas na cidade
PARNIT - Niterói cria parques para proteger áreas verdes de problemas como deslizamentos e queimadas

Trilhas e ecoturismo

PARNIT - TRAVESSIA TUPINAMBÁ: Novo caminho para trilhar na cidade

Praças e áreas verdes

SANEAMENTO: Obras de melhoria no Rio Icaraí estão avançando 
NITERÓI DE BICICLETA: Cicles resistem e voltam à moda
Prefeitura inicia desapropriação de 35 imóveis para alargamento da Avenida Marquês do Paraná
NITERÓI DE BICICLETA: Zona Norte terá nova ciclofaixa
NITERÓI DE BICICLETA: Mais de mil registros no Bicicletário Arariboia
TRANSOCEÂNICA: Túnel Charitas-Cafubá aberto para o tráfego de veículos
ABERTURA DO TÚNEL CHARITAS-CAFUBA: ciclovia ligará a Estrada Fróes ao túnel, passando pela orla de São Francisco e Charitas
NITERÓI DE BICICLETA: Seis novos bicicletários serão construídos em Niterói
Niterói: patrulhamento em duas rodas
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário Arariboia é inaugurado no Centro de Niterói
NITERÓI DE BICICLETA: Niterói ganha o primeiro bicicletário coberto da cidade
NITERÓI DE BICICLETA - BICICLETÁRIO DA PRAÇA ARARIBOIA SERÁ INAUGURADO AMANHÃ
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia será inaugurado dia 27 de março
NITERÓI DE BICICLETA: Niterói tem o maior crescimento do número de ciclistas no RJ

Outras postagens

‘As cidades devem discutir o meio ambiente’, diz economista da UFRJ
VOLUNTARIADO: Defesa Civil de Niterói capacita contra queimadas
Região Metropolitana do Rio tem 36,2% de área verde, revela pesquisa









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.