terça-feira, 1 de agosto de 2017

SANEAMENTO: Obras de melhoria no Rio Icaraí estão avançando





01/08/2017 – Está a todo vapor a obra de revitalização do trecho do Rio Icaraí que passa pelo canal do Campo de São Bento. A ação, que está sendo realizada pela Prefeitura de Niterói e a concessionária Águas de Niterói, começou nesta segunda-feira (31/07) e estará concluída em cerca de seis meses. Um dispositivo hidráulico, chamado de Tomada de Tempo Seco (TTS), interceptará o esgoto lançado de forma irregular nas galerias de águas pluviais, evitando o despejo sem tratamento no meio ambiente.

Para diminuição do impacto das intervenções, o sistema de bombeamento foi projetado no arruamento interno, para ser enterrado, não precisando retirar nenhuma árvore do parque.

No primeiro momento, a iniciativa contará com a implantação de uma linha recalque no interior do Campo de São Bento. Essa intervenção consiste no assentamento de tubulações de diâmetro de 300 mm ao longo da rua interna de terra do local. A previsão de conclusão dessa etapa é de 10 dias.

Ana Cristina Valença tem 28 anos e diariamente passeia no local com a filha Thamires, de nove meses. Inicialmente, ela estranhou os tapumes da obra, mas logo entendeu os benefícios do projeto.

“O que achei interessante é que, diariamente, a obra é fechada para que os frequentadores possam usar o local. Se é para preservação do meio ambiente e der mais qualidade para os moradores que passeiam e aproveitam o local, acho ótimo. Essa é uma das áreas mais lindas da cidade, merece ser cuidada”, observou.

Toda a operação do sistema será realizada remotamente, por meio do Centro de Controle Operacional de Esgoto da Águas de Niterói, que fica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Icaraí. Além disso, técnicos da concessionária acompanharão diariamente o funcionamento desse dispositivo no local.

“Independentemente da implantação desse sistema no Campo de São Bento, é importante ressaltar que a fiscalização para identificação e regularização das contribuições irregulares de esgoto no sistema de águas pluviais continuarão sendo realizadas através do Projeto Se Liga, que é uma parceria da Águas de Niterói com a Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS)”, esclarece o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes.

A obra está sendo realizada com todo o cuidado para não prejudicar o meio ambiente.

“A revitalização trará muitas vantagens. Como teremos uma diminuição do fluxo de água no parque, poderemos concretar o fundo do canal o que ajudará muito na manutenção. Um outro fator é que a qualidade do ar no parque irá melhorar muito e não vamos retirar nenhuma árvore do local”, observou Dayse Monassa, secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos.


Fonte: Prefeitura de Niterói


--------------------------------------------------------





Trecho do Rio Icaraí, no Campo de São Bento, recebe revitalização

29/07/2017 – O Campo de São Bento se tornou palco, na manhã de hoje (27/7), de uma oficina de grafite. A ação, realizada nos tapumes instalados no Campo de São Bento no local da obra de revitalização do trecho do rio que passa pelo parque, contou com a participação de cerca de 20 crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Lisaura Ruas e teve como tema desenhos sobre a importância do meio ambiente.

A oficina, ministrada pelos grafiteiros Gabriel Mattos, de 23 anos, e Davi Baltar, de 32, teve como objetivo conscientizar não só as crianças e adolescentes que participaram, como também os frequentadores do parque, conforme explicou o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes.

“O objetivo dessa ação para marcar o início da obra da revitalização do Rio Icaraí, no trecho que corta o Campo de São Bento, é mostrar à população de Niterói a importância dessa iniciativa para a cidade, garantindo que não haverá retirada de árvores e danos ao ecossistema”, disse Nelson.

Além das aulas, os artistas também grafitaram desenhos de autoria própria relacionados ao Meio Ambiente.

Revitalização – O trecho do rio Icaraí que passa pelo Campo de São Bento receberá um dispositivo hidráulico, chamado Tomada de Tempo Seco (TTS), que intercepta o esgoto lançado de forma irregular nas galerias de águas pluviais, evitando o despejo sem tratamento no meio ambiente.

“Com a Tomada de Tempo Seco teremos uma melhoria na qualidade do ar do parque. Além disso, dentro do Campo, o rio passa em ambiente aberto, mas em boa parte do seu curso ele é canalizado. Com a diminuição do fluxo de água no parque vamos concretar o fundo do canal, o que vai ajudar muito na hora da manutenção”, comentou a Secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

A operação desse sistema será realizada remotamente, por meio do Centro de Controle Operacional de Esgoto da Águas de Niterói, que fica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Icaraí. Além disso, técnicos da concessionária acompanharão diariamente o funcionamento desse dispositivo no local. Vale ressaltar que o sistema de TTS também foi projetado para ser enterrado, não precisando retirar árvore do local e nem causando dano ao ecossistema.

“Independentemente da implantação desse sistema no Campo de São Bento, é importante ressaltar que a fiscalização para identificação e regularização das contribuições irregulares de esgoto no sistema de águas pluviais continuarão sendo realizadas através do Projeto Se Liga, que é uma parceria da Águas de Niterói com a Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS)”, concluiu Nelson Gomes.







--------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Ação cultural marcará início da obra de revitalização do trecho do Rio Icaraí localizado no Campo de São Bento
CAMPO DE SÃO BENTO - MELHORIAS NO RIO ICARAÍ

Outras postagens

Niterói: sustentabilidade até na lavagem das ruas













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.