Ação visa conscientizar a população sobre os efeitos nocivos da queima de lixo. Foto: Divulgação |
Defesa Civil de Niterói realizou ronda no bairro Maceió para conscientizar população sobre riscos
A Defesa Civil de Niterói, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e Guarda Ambiental realizaram ontem mais uma ronda preventiva contra queimadas, no bairro Maceió. A ação faz parte do plano “Niterói contra queimadas” e visa conscientizar a população sobre os efeitos nocivos da queima de lixo doméstico, do uso do fogo para limpar encostas, soltura de balões, dentre outras práticas que podem colocar em risco a vegetação.
O planejamento também abrange mapeamento das comunidades e casas que fazem fronteira com áreas verdes, um plano de contingência para queimadas, e a formação de voluntários nos núcleos de Defesa Civil de Niterói, que já contam com cerca de 150 alunos formados.
Os agentes da Prefeitura percorreram as casas das comunidades próximas à vegetação informando os moradores sobre os maiores problemas das queimadas e as medidas de prevenção. Além da conscientização, foi efetuado um cadastro georreferenciado dos moradores para que, periodicamente, seja feito contato com a população.
Segundo a prefeitura, quase todos os incêndios em vegetação têm origem humana, seja por ação criminosa ou acidental. Provocar incêndio em vegetação, assim como soltar balão, é crime, e os responsáveis estão sujeitos à multa.
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.