domingo, 20 de agosto de 2017

INFRAESTRUTURA: Mergulhão da Praça Renascença é aberto aos motoristas



Construção do mergulhão visa facilitar o trânsito em direção à Zona Norte de Niterói e São Gonçalo. Foto: Evelen Gouvêa



Vinicius Rodrigues

Agentes da NitTrans vão orientar os condutores ao longo da semana sobre as mudanças no fluxo

A abertura do tráfego do Mergulhão José Vicente Filho, na Praça Renascença, no Centro de Niterói, foi realizada na manhã deste sábado. A obra tem o objetivo de facilitar o trânsito na região central da cidade para ônibus e carros que seguem para a Zona Norte e também para São Gonçalo.

Durante a solenidade de inauguração do túnel, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, destacou o tempo recorde e dentro do prazo previsto (10 meses) da construção do mergulhão.

“Não se faz gestão sem parcerias. O prefeito Rodrigo Neves é um gestor que enxergou isso e hoje esse mergulhão só está sendo inaugurado porque ele cobrou que o projeto saísse do papel. Ao mesmo tempo, a Ecoponte está de parabéns por ser uma concessionária séria, que prometeu e cumpriu seu cronograma”, elogiou Moreira.

Já o prefeito Rodrigo Neves ressaltou as dificuldades em sua gestão, mas garantiu que as medidas de austeridade tomadas por sua gestão possibilitaram que o município desse todas as condições para que o mergulhão saísse do papel.

“Estou muito feliz de compartilhar mais esse momento histórico da cidade, quando inauguramos mais uma obra que melhorará a mobilidade e que há tanto tempo era aguardada pelos cidadãos. Uma das marcas do nosso governo é estabelecer parcerias e essa união tem se refletido em obras que beneficiam a todos, como a duplicação da Avenida do Contorno e agora a entrega do mergulhão da Praça Renascença”, celebrou o prefeito.

A nova passagem subterrânea foi aberta aos motoristas às 11h. Ainda se familiarizando com o novo trajeto, o trânsito chegou a ficar congestionado nos acessos ao túnel. Agentes da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) orientavam os carros e rapidamente o engarrafamento se desfez.

Alterações – Quem sai de Icaraí e do Centro em direção à Alameda São Boaventura passará a contar com três alternativas para acessar a via. Já quem vai para a Avenida do Contorno, basta seguir pela Jansen de Mello. Os motoristas que seguem para a Alameda pela Marquês do Paraná podem acessar a Rua São Lourenço, Avenida Benjamin Constant e a Rua Padre Leandro (atrás da igreja São Lourenço, no Ponto Cem Réis) chegando à Alameda. Outra alternativa é seguir pela Avenida Jansen de Mello, acessar a Rua Desidério de Oliveira e a Avenida Washington Luiz.


Autoridades como o presidente da ANTT Jorge Bastos, o vice-prefeito do Rio, Fernando Mac Dowell, o subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, deputados federais, estaduais, vereadores e executivos. Foto: Evelen Gouvêa



E a terceira é seguir pela Jansen de Mello, acessar o retorno próximo ao 12 BPM, virar a direita na Rua Heitor Carrilho (rua da Imprensa Oficial) seguir até a Rua Manoel Pacheco de Carvalho e acessar o mergulhão.

Para os motoristas que vêm da Contorno e da Alameda e precisam voltar para a Contorno, terão que acessar o retorno na Praça Renascença (embaixo da Ponte Rio-Niterói). E os motoristas que fazem este trajeto e precisam seguir para Icaraí e Centro, devem acessar a Avenida Feliciano Sodré e a Avenida Jansen de Mello, como está sendo feito atualmente, ou seguirem direto pela Avenida Feliciano Sodré.

Quem sai da Ilha da Conceição em direção à Avenida do Contorno ou Alameda São Boaventura deve seguir pela Avenida Feliciano Sodré, Jansen de Mello, dobrar à direita na Rua Heitor Carrilho até a Rua Manoel Pacheco de Carvalho e acessar o mergulhão.

“Durante a semana, nós vamos analisar a operação do túnel. O objetivo é fazer ajustes ao longo dessa análise e realizar, em parceria com a NitTrans, as modificações que julgarmos ser necessárias”, disse Alberto Lodi, superintendente da Ecoponte.

A nova passagem subterrânea estava no contrato de concessão da Ecoponte, levou 10 meses para ficar pronta e custou R$ 70 milhões.

Participaram da solenidade o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Jorge Bastos, o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, o subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, deputados federais, estaduais, vereadores e executivos do grupo Ecorodovias.

Fonte: O Fluminense



-------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

INFRAESTRUTURA: Marquês do Paraná é a ‘bola da vez’ para mobilidade urbana
INFRAESTRUTURA: Obras de ampliação na Niterói-Manilha começam em 60 dias
Obras de pavimentação e drenagem no bairro Boa Vista







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.