quarta-feira, 13 de julho de 2016

TURISMO EM NITERÓI: Neltur lança Cardápio Olímpico



Evento que marcou o lançamento do cardápio aconteceu na sede da Neltur em São Francisco e contou com alguns dos estabelecimentos participantes. Foto: Evelen Gouvêa


Raiana Collier

Cerca de 40 estabelecimentos criaram pratos com pegada olímpica. Menu deve estar disponível a partir do dia 20

O presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo S/A (Neltur), José Haddad, se reuniu nesta terça-feira (12), pela manhã, com representantes de estabelecimentos gastronômicos da cidade para o lançamento do Cardápio Olímpico, que conta com apoio de O FLUMINENSE. No embalo da chegada da Tocha, que passa no dia 2 de agosto pela cidade, e da participação do município no roteiro oficial dos Jogos 2016, cerca de 40 restaurantes criaram pratos especiais com pegada olímpica. A promessa é de que o cardápio, que estará disponível nos cerca de 40 restaurantes a partir de 20 de julho, tenha preços acessíveis.

Entre as opções oferecidas estão o “Risoto Grael Al Mare”, “Hotgalera”, “Panela Olímpica Paludo Gourmet”, “Picanha A Marcelo Ferreira” e o “Combo Ipon”. A ideia é que os turistas conheçam os atrativos turísticos e a gastronomia niteroiense.

“O Cardápio Olímpico é uma iniciativa que vem servir de ferramenta de trabalho para que a gente tenha mais entretenimento, lazer e desenvolvimento local durante as Olimpíadas. É um programa simpático, onde cada restaurante entra com um prato com motivo referente ao evento. Aliado a isso, criamos um site, vamos divulgar a iniciativa no media center e nos pontos de atendimento a turista no Rio de Janeiro. Acredito que Niterói é o único município que teve essa iniciativa”, apontou José Haddad.

O Polo Gastronômico do Jardim Icaraí adaptou sua participação na iniciativa a um evento produzido pelos estabelecimentos locais.

“Nós abraçamos o projeto porque é uma iniciativa ímpar, e tentamos adequar ao nosso festival Quatro Estações. Nós vamos ter o Inverno Olímpico, com os pratos orgânicos e artesanais. Levamos o Cardápio Olímpico para dentro do festival”, explicou Adalberto Caviare, presidente do Polo.

A tradicional Beira-Mar participa com o Penne Zanetti (Penne, iscas de filé mignon, aipo, cenoura, manjericão e azeitonas pretas e molho de tomate). O português Gentil Moreira de Souza, dono do estabelecimento, ressaltou a importância do investimento nesse tipo de iniciativa de valorização da cidade.

“A expectativa é que a iniciativa traga, de fato, muita gente para Niterói, porque nós temos coisas maravilhosas. A cidade em si é muito bonita, estou aqui há muitos anos e até hoje estou encantado. Acho que temos que investir na cidade, porque temos muita coisa bela para se ver”, comentou.

No Ragam Culinária Saudável, a pedida é o “Prato Brasileirinho Fit”, que chama atenção pela pegada brasileira e saudável: filé mignon grelhado, purê de baroa (mandioquinha), arroz integral, feijão carioca enriquecido com biomassa de banana verde, saladinha e brigadeiro fit de chocolate funcional com amêndoas.

“O Ragam está muito feliz de participar porque é uma oportunidade de a gente mostrar para os turistas a nossa gastronomia. Nosso prato vai privilegiar alimentos bem brasileiros mesmo, feitos de maneira bem saudável”, explicou a chef Mila Cozzi, uma das sócias do restaurante.

Os estabelecimentos Paludo participam com seus dois restaurantes em São Francisco. Com uma marca de tradição na cidade, Silvia Paludo também pontuou a valorização dos pratos nacionais em sua participação no Cardápio Olímpico.

“Nossa ideia era trabalhar com os produtos brasileiros, então teremos, toda semana, um prato típico brasileiro, como o baião de dois. Participar de qualquer projeto que seja da nossa cidade é sempre um encantamento para nós”, disse.

Durante o período olímpico, Niterói vai oferecer, ainda, city tour gratuito para os turistas, percorrendo os principais pontos turísticos da cidade. A cidade também vai receber turistas que ficarão na cidade em motorhomes e trailers.

Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.