terça-feira, 26 de julho de 2016

NITERÓI NA RIO 2016: Cardápio para cair no gosto de niteroienses e turistas nos Jogos



 
O prato Namorado Olímpico com Risoto de limão-siciliano, acompanhado com legumes, é a opção do Ícaro Gastronomia no Cardápio Olímpico. Foto: Douglas Macedo


Com mais de 70 restaurantes participantes, Cardápio Olímpico será o atrativo gastronômico em Niterói na Rio 2016

Lançado pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e com apoio de O FLUMINENSE, o Cardápio Olímpico - que reúne mais de 70 restaurantes - é mais um atrativo no período da Rio 2016 para os moradores e turistas que apreciam a boa gastronomia. Com apoio dos polos gastronômicos niteroienses, os chefs dos restaurantes criaram pratos diferenciados com nomes de atletas olímpicos nacionais e estrangeiros como o Famiglia Grael Al Mare, servido na Gruta di Capri, que consiste em massa linguine ao molho de mascarpone, limão-siciliano e azeite trufado com camarão.

Entre outros pratos especiais com iguarias e sabores diferenciados temos: “Renata Decnop”, “Penne Zanetti”, “Strogonoff de Frango Yelena Isinbayeva”, “Combo Ipon” e “Risoto Nero Del Mare Alla Martine Grael”.

Para o presidente da Neltur, José Haddad, Niterói é o único município com esta ferramenta diferenciada, demonstrando que esta grande adesão consolida a boa parceria entre o trade gastronômico e o poder público. Haddad afirmou também que a criação do projeto partiu de uma motivação de um trabalho, um envolvimento que está se construindo há algum tempo com os polos gastronômicos da cidade.

“Aproveitando as Olimpíadas, tivemos essa ideia, além de outros projetos que colocamos em prática. Esse tem um sabor especial porque envolve a gastronomia da cidade. Somos o único município do Estado do Rio de Janeiro que está desenvolvendo um projeto dessa magnitude”, ressaltou.

A proposta, segundo o presidente, era de que cada prato fosse em homenagem a algum esportista, mas a criatividade de cada restaurante nos surpreendeu. Criaram até pratos inspirados na Tocha Olímpica.

“Niterói já tem essa tradição da boa gastronomia. Com este evento, vamos aquecer a economia da cidade em diferentes setores”, concluiu Haddad.

De acordo com Bruno Zambrotti, presidente do Polo Orla Gastronomia – que possui diversos restaurantes participantes do Cardápio Olímpico – o clima olímpico dos moradores e turistas já mostra que a iniciativa está dando certo.

“Os jogos ainda não começaram, mas o clima da cidade já é de Olimpíadas. Isso reflete em tudo, inclusive na gastronomia. Neste final de semana (23 e 24), até quem ainda não tinha conhecimento do Cardápio Olímpico procurava saber o que os restaurantes estavam fazendo de especial na Cidade Sorriso. Acredito que com o passar dos dias esse clima fique ainda mais intenso, trazendo benefícios para a cidade, tanto no âmbito turístico quanto no âmbito cultural e gastronômico”, afirmou.

O Cardápio Olímpico faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Niterói, através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, para atender os turistas no período Olímpico na cidade de Niterói, que consta no roteiro oficial das Olimpíadas por conta de sua preparação para receber os motorhomes. Outra novidade é que 20 guardas-municipais serão contemplados com “vouchers” dos restaurantes do Cardápio Olímpico pelos seus bons serviços prestados à comunidade.

Além do Cardápio Olímpico, durante a Rio 2016, Niterói disponibilizará um City Tour, diariamente, das 9h às 17h, para atender os turistas. Outro serviço é o programa Niterói Help Tourist, que objetiva facilitar os motoristas no atendimento aos turistas de Niterói, através do Disque Turismo 0800 282 7755, com atendentes trilíngues.

Os táxis terão um adesivo com o Disque Turismo 0800 282 7755, para informar tanto o motorista quanto o turista. Através do 0800, o motorista ou turista receberá informações sobre os atrativos turísticos, serviços diversos, modos de acesso, e quaisquer orientações sobre Niterói.

Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.