sexta-feira, 22 de julho de 2016

Casa do Empreendedor já atendeu mais de 4.500 pessoas e deu origem a mais 770 novos negócios em Niterói


 




20/07/2016 - Para facilitar ainda mais a vida de quem quer ter seu próprio negócio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município disponibilizará, dentro de alguns meses, uma versão digital da Casa do Empreendedor. Hoje o procedimento em casos de pequenas empresas pode chegar a apenas 30 minutos para quem procura a Casa do Empreendedor, que fica no Centro da cidade. Lá os interessados regularizam, retiram alvarás e já saem com o cadastramento completo para emissão de nota fiscal. Em seis meses de funcionamento, já foram mais de 4.500 atendimentos e 770 novas empresas no município. Dessas, 41% se referem a microempreendedores individuais (MEIs).

A abertura do espaço foi o resultado de um conjunto de medidas lançadas pela prefeitura no final de 2015 que favorece os microempreendedores e as pequenas empresas da cidade. Com a aprovação da Lei 3190, sancionada pelo prefeito, foram criadas condições para ações de apoio ao desenvolvimento desses empreendedores e auxílio na liberação de microcrédito.

No mesmo local, todo o processo necessário de documentação para os MEIs é agilizado através do Alvará Rápido via o sistema E-cidades. O esforço conjunto das secretarias de Desenvolvimento, Ordem Pública (fiscais de posturas), Meio Ambiente, Urbanismo e Fazenda, da Vigilância Sanitária e do SEBRAE viabiliza a concessão do alvará e a autorização para emissão de Nota Fiscal. A abertura rápida de empresas consideradas de baixo risco (que não necessitam de prévia fiscalização) é umas das vantagens.

Em 2016, no ranking das atividades principais mais procuradas para abertura de negócios, tanto como microempresários individuais (MEI) como microempresários, vem em ordem decrescente: restaurantes e similares; comércio varejista e artigos de vestuários e acessórios; lanchonetes e similares.

A Casa do Empreendedor e a delegacia da Junta Comercial ficam no Shopping Bay Market, na Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro.

Fonte: Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.