sexta-feira, 15 de julho de 2016

PROJETO GRAEL, PARLEY FOR THE OCEANS E ADIDAS lançam programa educativo sobre lixo marinho



 COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

Ao longo da sua trajetória institucional, o Projeto Grael - que em 2016 completa 18 anos, escolheu o tema do lixo marinho como o foco principal do seu trabalho ambiental e tem dado uma reconhecida contribuição para a discussão, a conscientização e o avanço para a solução do problema. Um marco desta contribuição foi a publicação pelo Projeto Grael do relatório "Programa Baía Viva: Avaliação dos programas de prevenção (ecobarreiras) e retirada do lixo flutuante (ecobarcos) na Baía de Guanabara, visando os Jogos Olímpicos Rio 2016 e proposição do Programa Guanabara Viva, um novo plano de ação com ênfase no legado olímpico".

O referido estudo baseou-se na experiência do quadro técnico do Projeto Grael, adquirido principalmente com a operação de uma embarcação pioneira que recolhe lixo flutuante na Baía de Guanabara, desde 2010. O estudo, solicitado pelo secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, foi cedido sem ônus para o governo estadual, como uma contribuição do Projeto Grael, e subsidiou o planejamento da Secretaria Estadual do Ambiente e INEA para o desenvolvimento das medidas emergenciais visando o controle do lixo flutuante na Baía de Guanabara durante os Jogos Rio 2016.
Avançando no tema do Lixo Marinho, o Projeto Grael uniu-se agora à organização Parley for the Oceans e à adidas para desenvolver no Brasil um programa educativo e informativo desenvolvido pela Parley e adidas em escala global. O objetivo é demonstrar os impactos sobre os ecossistemas e à fauna marinha e costeira da presença do plástico e outros resíduos. Os participantes também são estimulados a uma atitude cidadã com relação ao lixo, zelando pelo descarte adequado e promovendo a reciclagem.


Embarcação "Águas Limpas", operado pelo Projeto Grael para a retirada do lixo flutuante na Baía de Guanabara.


Na manhã de ontem (14/07), as organizações parceiras lançaram na Praia de Icaraí, em Niterói, o Parley Ocean School no Rio de Janeiro, com a participação de cerca de 100 alunos, dentre integrantes do Projeto Grael e alunos do CIEP do Morro do Borel, no Rio.

O evento contou com a presença do medalhista olímpico Torben Grael (um dos fundadores do Projeto Grael), de estudantes de escolas convidadas e atraiu a atenção do público presente no calçadão de Icaraí, bem como veículos de imprensa, dentre eles uma equipe de televisão da Alemanha.

O programa já vinha atendendo experimentalmente algumas escolas antes do seu lançamento oficial e com o evento de hoje, já superou a marca de 1000 alunos atendidos. A Escola Itinerante está organizando uma programação de visita às escolas e a espaços públicos e manterá a sua atividade durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Até o encerramento desta primeira fase, o objetivo é atender a 5.000 participantes.

Para mais informações ou para agendar a Escola Itinerante, entre em contato com o Projeto Grael através do telefone (21) 2711-9875.

Axel Grael



-------------------------------------------------------

 
 
Ação de limpeza na Zona Sul de Niterói


Cerca de 100 crianças fizeram o dever de casa e recolheram lixo deixado por banhistas da orla da Praia de Icaraí. Foto: Evelen Gouvêa


Raiana Collier

Crianças de comunidades carentes deram uma aula de cidadania ao promover um mutirão nas areias de Icaraí

Cerca de 100 crianças, em sua maioria do Preventório, em Charitas, e de outras comunidades carentes de Niterói e do Rio de Janeiro, participaram na manhã desta quinta-feira (14) de uma ação de limpeza da Praia de Icaraí. A iniciativa veio da Parley for the Oceans, um projeto internacional voltado à conscientização, preservação e limpeza dos oceanos, em parceria com o Projeto Grael e a Adidas. Durante a ação, as crianças – em sua maioria velejadoras – conversaram sobre a importância de manter oceanos e praias limpos.

A Praia de Icaraí é banhada pela problemática Baía de Guanabara, que receberá as competições de vela nos Jogos Olímpicos. O iatista medalhista olímpico Torben Grael acompanhou a iniciativa, e falou sobre a importância de ações educativas relacionadas à preservação do meio ambiente com jovens.

“A questão ambiental e do lixo na Baía não é só de infraestrutura, é uma questão também de educação. Estamos cansados de ver o pessoal em carro de luxo e jogando lixo pela janela. Não é simplesmente uma questão de destinar corretamente o lixo, mas de cada um fazer a sua parte. Quando chegar na praia e encontrar alguma coisa, coletar. E isso é uma questão de educação. É muito mais efetivo educar as crianças e, através delas, os pais, do que ao contrário”, defendeu.

Parte do material que foi coletado durante a ação será transformado pela Adidas em produtos esportivos e aproveitados nas atividades físicas das crianças. Segundo Paulo Ziliotto, managing editor da empresa, a marca já tem experiência nesse tipo de uso de material descartado, uma vez que recentemente lançaram um tênis sustentável feito inteiramente com lixo marítimo.

“O intuito é replicar a qualidade de produtos comuns nesses produtos sustentáveis. O desafio é fazer com que isso seja economicamente viável e mantenha a qualidade. É preciso encontrar soluções para o uso do lixo”, comentou.

Os professores do projeto contam que o aprendizado sobre a necessidade do descarte correto do lixo e o cuidado com o meio ambiente são passados para os jovens no dia a dia. A dona de casa Márcia Soares e o porteiro Antônio Carlos Figueiredo são pais de Pedro, de 12 anos. Há cerca de 2 anos no Projeto Grael, o menino chega em casa e conta para os pais o que aprendeu.

“Nós só vemos diferenças boas. O Pedro chega em casa e fala com a gente sobre o aprendizado dele. E aí acabamos aprendendo também. Ele gosta que nós o acompanhemos nessas ações”, contou a mãe.

A Parley for the Oceans sempre se une a grandes instituições e empresas que possam ajudar a acabar com o lixo dos oceanos. No Brasil, o Projeto Grael será o principal representante da organização aqui.

Fonte: O Fluminense



------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PARLEY OCEAN SCHOOL, PROJETO GRAEL E ADIDAS lançam programa educacional sobre o lixo marinho

Atuação do Projeto Grael sobre o tema do lixo flutuanteProjeto Grael divulga relatório para contribuir para a solução do lixo flutuante na Baía de Guanabara
DIA DA TERRA AO REDOR DO MUNDO - LIXO: Como 5 países estão enfrentando os problemas do lixo
Iniciativas do Projeto Grael na prevenção do lixo flutuante da Baía de Guanabara
CONFERÊNCIA LIVRE DO LIXO MARINHO NO PROJETO GRAEL.
Associação Brasileira do Lixo Marinho realiza conferência na sede do Projeto Grael
"Lixo flutuante - de onde vem?". Projeto Grael participa de programação do MAC
Poluição da Baía de Guanabara: entrevista da equipe do Projeto Grael repercute na mídia internacional
Projeto Grael foi objeto de matéria no Bom Dia Brasil, da Globo
Equipe do Projeto Grael visita a Grota do Surucucu
Assista matéria sobre as ações ambientais do Projeto Grael exibida pela Rede Brasil
Lixo flutuante na Baía de Guanabara: vídeo sobre niciativas ambientais do Projeto Grael
RIO 2016 - "The Promise Rio Couldn't Keep". Matéria da ESPN (EUA) ouviu a família Grael
BAÍA DE GUANABARA: Entrevista no Projeto Grael para o CANAL+, da França
Projeto Grael participa de pesquisa sobre microplásticos flutuantes na Baía de Guanabara







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.