domingo, 9 de junho de 2019

Praia do Sossego terá acesso interditado para obras



COMENTÁRIO:

A Praia do Sossego é um dos mais belos recantos do litoral de Niterói e da Região Metropolitana e há anos vinha sofrendo um processo de degradação devido ao uso intensivo, a introdução de espécies exóticas que vinham desfigurando a vegetação natural e a paisagem local.

Em 2014, o prefeito Rodrigo Neves incluiu a Praia do Sossego no Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT, instituído pelo Decreto 11.744/2014.

As obras que agora se iniciarão são custeadas pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente e as melhorias estão em conformidade com os demais investimentos que estão sendo realizados pelo Programa Região Oceânica Sustentável - PRO-Sustentável, que está implantando a infraestrutura de visitação, gestão e proteção dos ecossistemas, no PARNIT - Setor Viração (Parque da Cidade), Parque Orla de Piratininga e outras obras importantes.

Parabéns à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), ao secretário Eurico Toledo e toda a sua equipe.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



----------------------------------------------------


Praia do Sossego terá acesso interditado para obras

Uma das mais belas praias da cidade ganhará escada de pedra e mirante integrados à natureza. Divulgação

Interrupção deve durar por quatro meses. No local, será construída uma escada de pedra com corrimão, um mirante, guarita e um espaço com banheiro e chuveirão

A praia do Sossego, na Região Oceânica, vai passar por obras de infraestrutura para proporcionar um passeio ainda melhor para os moradores de Niterói e turistas. No local, será construída uma escada de pedra com corrimão, um mirante, guarita para a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal, e um espaço com banheiro e chuveirão. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, a praia ficará interditada por cerca de quatro meses, durante a realização dos trabalhos, para não colocar em risco a segurança dos visitantes.

Também serão implantados jardins de chuva – canteiros rebaixados que captam, limpam e infiltram a água – como forma de drenagem. Por se tratar de uma área de conservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente, além de realizar todos os estudos técnicos necessários para a escolha dos materiais e dos locais de construção do mirante e das escadas, assinou um Termo de Compromisso Ambiental com o Ministério Público (TCA).

“A praia do Sossego é um local paradisíaco e está dentro de uma unidade de conservação. Tudo foi pensado com muito cuidado para garantir a segurança e acessibilidade no local, mas também manter todas as características originais, integrando a infraestrutura ao ambiente. Os visitantes ficarão um tempo sem poder frequentar a praia, por questões de segurança, mas depois vai valer a pena”, informa Eurico Toledo , secretário de Meio Ambiente.

Fonte: O Fluminense



------------------------------


VEJA COMO VAI FICAR A PRAIA DO SOSSEGO




ANTES E DEPOIS: Acesso à área protegida terá uma portaria, paraciclos e contêineres para coleta seletiva de lixo.


ANTES: Trilha de acesso à praia. Hoje a trilha está degradada, com processos erosivos e oferecendo risco aos visitantes.

DEPOIS: Simulação de como ficará o acesso à praia com a nova trilha de acesso.

DEPOIS: Desenvolvimento da nova trilha de acesso, do portal de entrada até a praia.

DEPOIS: Tratamento paisagístico e controle dos taludes ao longo da trilha.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.