A projeção mostra a revitalização do calçadão em frente às barcas, incluindo área onde funcionou o aerobarco. Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói |
Trecho do Projeto Orla, que vai até o Gragoatá, será executado primeiro
Leonardo Sodré
NITERÓI — A revitalização da Praça Araribóia , no Centro de Niterói , que teve o projeto executivo iniciado no ano passado, está próxima de ser implementada. Semana que vem, garante a prefeitura, será lançado o edital da obra de cerca de R$ 15 milhões que prevê a integração do Terminal João Goulart com a Praça Juscelino Kubitschek. O escritório Burle Marx elaborou o novo calçamento , com paisagismo e vista mais ampla para o mar. O estacionamento das barcas será desativado; e o imóvel da antiga estação de aerobarcos, desapropriado. A estátua de Araribóia vai ser deslocada 20 metros para ficar entre dois grupos de tamareiras. As obras começarão no segundo semestre, com previsão de término para o ano que vem.
Dentre as mudanças previstas está a ampliação do Bicicletário Araribóia . O equipamento terá o número de vagas duplicadas para atender à demanda de usuários após a conclusão da ciclovia da Avenida Marquês do Paraná, que fará a ligação de Icaraí com o Centro.
A ciclofaixa no entorno da Praça Araribóia será segregada das pistas de carros por canteiros. A praça ganhará iluminação de LED, e as calçadas terão acessibilidade.
Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a revitalização da praça se integrará ao Projeto Orla , que prevê, até 2021, a transformação completa do trecho entre o Mercado de Peixes São Pedro e o Forte do Gragoatá.
Também será revitalizado o entorno do Bay Market. O calçamento ganhará um mosaico de pedras portuguesas de três cores e canteiros em que serão plantadas espécies de árvores, como pau-brasil, pau-ferro, aroeiras e ipês-amarelos e roxos.
Fonte: O Globo Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.