domingo, 30 de junho de 2019

Procissão de São Pedro leva fiéis ao bairro de Jurujuba



Procissão de São Pedro ao largo da Praia de Icaraí. Bela foto do prof. Sávio Bruno (Facebook)

A tradicional festa, que acontece na Igreja de São Pedro, contou com missas solenes, procissão terrestre até o píer e procissão marítima. Foto: Marcelo Feitosa


Lucas Schwenke

Cerca de 400 pessoas celebraram o dia de São Pedro no bairro pesqueiro

Cerca de 400 fiéis estiveram, na manhã deste sábado (29), na comunidade de pescadores de Jurujuba, na Zona Sul de Niterói, para celebrar o Dia de São Pedro. A tradicional festa, que acontece na Igreja de São Pedro, na Avenida Carlos Ermelindo Martins, contou com missas solenes e, após o término das mesmas, uma procissão terrestre que seguiu até o píer, onde os seguidores do padroeiro dos pescadores, posteriormente, saíram em procissão marítima, em dezenas de barcos pela Baía de Guanabara, com a imagem do santo embarcada.

Para Lucia Costa, devota de São Pedro, a data é um momento para fortalecer os laços com Deus. Entretanto, ela afirmou que sente falta de barcas voluntárias, como aconteciam em outros anos, para que os fiéis acompanhem a procissão marítima.

“É um dia de proteção divina. São Pedro é um dos meus protetores. Tudo que é espiritual tem grande importância. Eu sou devota, mas sinto falta de termos barcas por aqui, para que possamos acompanhar a procissão marítima. Faltam voluntários para que nós possamos acompanhar todos os festejos”, pontuou.

Entre as lideranças políticas presentes nos festejos estavam Axel Grael, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão; Giovanna Victer, secretária municipal de Fazenda; e Paulo Bagueira, secretário executivo.

Para Grael, que possui trajetória familiar marcadamente vinculada ao mar, a data é importantíssima para a comunidade niteroiense.

“Eu acho que São Pedro, para esta comunidade, é muito importante por ter sido um santo pescador e navegador. Este é um dia muito importante. A festa é uma festa tradicional da cultura de Niterói, que já tem mais de 100 anos. Desde criança que eu venho acompanhar a procissão aqui. É muito especial para todos os niteroienses”, afirmou Grael.

"Me lembro, desde muito jovem, de assistir à Procissão Marítima de São Pedro da casa do meu avô, Preben Schmidt, na Estrada Fróes, ou de barco pela Baía de Guanabara, com ele, a bordo do emblemático e centenário Aileen". Axel Grael

Hoje, um comboio de motociclistas do moto-grupo “Falcão Peregrino” levará a imagem de São Pedro entre a Praia da Boa Viagem e a Praia de Jurujuba, atravessando toda a orla niteroiense da Baía de Guanabara.

Problemas com caminhão – Fiéis que participavam da procissão precisaram interromper a caminhada por conta de um caminhão que enguiçou atravessado na Avenida Carlos Ermelindo Martins. O veículo quebrou no único caminho até o píer de onde saem as embarcações. Após um carro estacionado do outro lado da rua, no entanto, ser retirado, os devotos puderam passar, poucos por vez, para seguir até o local da procissão marítima.


Fonte: O Fluminense




----------------------------------------



LEIA TAMBÉM:

Centenário do AILEEN (1912-2012): um barco de várias gerações
AILEEN – O BARCO CENTENÁRIO DE TORBEN GRAEL
Preben Schmidt: a inspiração de gerações de velejadores da família Schmidt Grael
Curriculum Vitae manuscrito por Preben Schmidt
Torben Grael compete com a filha em barco do avô: 'Sala de aula da família' 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.