domingo, 9 de junho de 2019

Caminhada Pela Paz reúne lideranças de Niterói



Christa Grael discursa durante a abertura da Caminhada Luminosa pela Paz.

Christa Grael falou em nome do Projeto Grael e das organizações da sociedade civil.

No palanque do evento, representantes das diversas designações e matizes religiosas, o prefeito Rodrigo Neves, a primeira-dama Fernanda Sixel e Christa Grael.


Christa Grael representa o Projeto Grael e sociedade civil em evento pela Paz

No evento realizado ontem em Niterói no MAC, que incluiu uma caminhada até a Igreja de São Judas Tadeu, na Praia de Icaraí.

O evento reuniu as principais lideranças de religiões de Niterói e na ocasião, o prefeito Rodrigo Neves anunciou uma parceria com as igrejas para um programa de Mediação de Conflitos nas Comunidades de Niterói e as igrejas assinaram a sua adesão ao Pacto Niterói Contra a Violência.

No evento, Christa Grael falou em nome do Projeto Grael e das organizações da sociedade civil, e também firmou o apoio institucional ao Pacto Niterói Contra a Violência.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói


-------------------------------------------------------



Caminhada Pela Paz reúne dezenas de pessoas em Niterói

Prefeito Rodrigo Neves anunciou, durante o evento, uma parceria com as igrejas da cidade para criar o programa de Mediação de Conflitos nas Comunidades. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Durante o evento, Rodrigo Neves anunciou a criação do programa de Mediação de Conflitos nas comunidades da cidade

A Prefeitura de Niterói firmou neste sábado (8) uma parceria com as igrejas da cidade para criar o programa de Mediação de Conflitos nas Comunidades. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves durante a segunda edição da Caminhada Luminosa pela Paz. A caminhada promove a cultura da paz e o fim da violência. O evento foi organizado por um conjunto de instituições da sociedade civil e do poder público, incluindo igrejas, organizações sociais e a Prefeitura de Niterói.

“O programa de Mediação de Conflitos contará com a participação das igrejas e, em todas as regiões da cidade, teremos multiplicadores. Eles serão treinados para a mediação de conflitos dentro das comunidades e ajudar no combate à violência”, disse o prefeito. Rodrigo Neves ressaltou que a Prefeitura de Niterói tem feito grandes investimentos para combater a violência na cidade, mesmo sendo a segurança pública uma atribuição do governo estadual.

“A violência tem múltiplas causas e precisa ser abordada por uma política multidimensional, como a que estamos desenvolvendo na nossa cidade através do Pacto Niterói contra a Violência, com ações que vão desde o reforço escolar, reabertura de CIEPs e programas de geração de emprego para os jovens até o aumento dos efetivos policiais nas ruas e adoção de tecnologia de ponta, como os Portais de Segurança, o sistema de cercamento eletrônico por câmeras implantado pela Prefeitura”, declarou Rodrigo.

A caminhada foi precedida de uma Celebração Interreligiosa pela Paz, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Após a cerimônia, a caminhada seguiu pela Praia de Icaraí até a Igreja de São Judas Tadeu.

O evento foi descrito pelos organizadores como um momento de união pela paz, contrapondo o contexto de violência em que a sociedade brasileira está vivendo.

Pacto contra violência - A prefeitura lançou em agosto do ano passado o Pacto Niterói Contra a Violência, um plano municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões nos próximos dois anos em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada. Entre as medidas, está o Poupança Escola, um programa de incentivo para os alunos da rede pública concluírem o Ensino Médio/Profissionalizante, o pagamento de prêmio por apreensão de arma de fogo e a realização de concurso para contratação de 142 guardas municipais.

Além do Pacto, a prefeitura já investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas como o programa Niterói Presente, Proeis e na doação de viaturas para o batalhão da cidade. A prefeitura considera que todo o investimento feito traduz-se em importantes ferramentas a serviço da Segurança Pública. Com mais de 360 policiais militares, que atuam em seus dias de folga no Centro, Icaraí, Santa Rosa e Alameda São Boaventura, o Niterói Presente e o Proes liberam o efetivo da Polícia Militar para combater a criminalidade em outras áreas da cidade. Atualmente, cerca de 60% do policiamento de Niterói é financiado pela Prefeitura.


Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.