Passageiros esperam por ônibus na Avenida Quintino Bocaiuva, em São Francisco, que ganhou uma faixa só para coletivos essa semana. Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo |
Corredor criado em São Francisco e fiscalização de carros na pista seletiva da Avenida Roberto Silveira ajudam a escoar o trânsito vindo da Região Oceânica, pelo BHLS ou via Largo da Batalha
Leonardo Sodré
NITERÓI — Desde que o sistema BHLS da Transoceânicacomeçou a funcionar, há pouco mais de um mês , uma série de ações no trânsito em Niteróiestão sendo executadas para melhorar melhorar o fluxo na chegada a Charitas. A Niterói Transporte e Trânsito começou a fiscalizar os carros que invadem a pista exclusiva de ônibus da Avenida Roberto Silveira e, esta semana, a prefeitura implantou uma faixa só para coletivos na Avenida Quintino Bocaiuva, em São Francisco, acabando com o estacionamento no local pela manhã. As mudanças já estão surtindo efeito na redução do tempo de viagem.
Para medir o impacto no tempo de viagem, a equipe do GLOBO-Niterói repetiu o teste feito há um mês , durante a primeira semana de funcionamento do sistema BHLS: o percurso entre Piratininga e o Centro foi meia hora mais rápido. No entanto, o caminho pela Transoceânica foi dez minutos mais demorado.
A exemplo da primeira vez, o teste foi feito na linha Oceânica 1 (OC1). Às 9h da última terça-feira, um repórter embarcou num ônibus OC1 e outro na linha 39, ambos na Prainha de Piratininga. O que passou pela antiga rota, via Largo Batalha, chegou às 9h58m no Terminal João Goulart, no Centro. O que seguiu pela Transoceânica, às 10h08m. Há um mês, as viagens feitas simultaneamente nos dois percursos, no mesmo horário, duraram uma hora e meia.
O prefeito Rodrigo Neves diz que as novas faixas para ônibus em Icaraí e São Francisco foram fundamentais para redução no tempo de viagem e afirma que a prefeitura avalia dia a dia a dinâmica do trânsito para fazer adaptações.
— Você não muda um paradigma de 40 anos de uma hora para outra sem promover os ajustes. Estamos aberto às opiniões dos usuários e fazendo observações empíricas na dinâmica da cidade. Gradualmente, vamos melhorar o sistema para que pessoas optem pelo BHLS — diz Neves, que aposta na obra de alargamento da Avenida Marquês do Paraná, no Centro, para escoar melhor o trânsito. — A criação de mais uma faixa no sentido Ponte e a implantação de uma área de embarque e desembarque em frente ao Hospital Antonio Pedro, mais a integração das ciclovias, vão impactar no trânsito de toda a cidade.
NITERÓI — Desde que o sistema BHLS da Transoceânicacomeçou a funcionar, há pouco mais de um mês , uma série de ações no trânsito em Niteróiestão sendo executadas para melhorar melhorar o fluxo na chegada a Charitas. A Niterói Transporte e Trânsito começou a fiscalizar os carros que invadem a pista exclusiva de ônibus da Avenida Roberto Silveira e, esta semana, a prefeitura implantou uma faixa só para coletivos na Avenida Quintino Bocaiuva, em São Francisco, acabando com o estacionamento no local pela manhã. As mudanças já estão surtindo efeito na redução do tempo de viagem.
Para medir o impacto no tempo de viagem, a equipe do GLOBO-Niterói repetiu o teste feito há um mês , durante a primeira semana de funcionamento do sistema BHLS: o percurso entre Piratininga e o Centro foi meia hora mais rápido. No entanto, o caminho pela Transoceânica foi dez minutos mais demorado.
A exemplo da primeira vez, o teste foi feito na linha Oceânica 1 (OC1). Às 9h da última terça-feira, um repórter embarcou num ônibus OC1 e outro na linha 39, ambos na Prainha de Piratininga. O que passou pela antiga rota, via Largo Batalha, chegou às 9h58m no Terminal João Goulart, no Centro. O que seguiu pela Transoceânica, às 10h08m. Há um mês, as viagens feitas simultaneamente nos dois percursos, no mesmo horário, duraram uma hora e meia.
O prefeito Rodrigo Neves diz que as novas faixas para ônibus em Icaraí e São Francisco foram fundamentais para redução no tempo de viagem e afirma que a prefeitura avalia dia a dia a dinâmica do trânsito para fazer adaptações.
— Você não muda um paradigma de 40 anos de uma hora para outra sem promover os ajustes. Estamos aberto às opiniões dos usuários e fazendo observações empíricas na dinâmica da cidade. Gradualmente, vamos melhorar o sistema para que pessoas optem pelo BHLS — diz Neves, que aposta na obra de alargamento da Avenida Marquês do Paraná, no Centro, para escoar melhor o trânsito. — A criação de mais uma faixa no sentido Ponte e a implantação de uma área de embarque e desembarque em frente ao Hospital Antonio Pedro, mais a integração das ciclovias, vão impactar no trânsito de toda a cidade.
O fim do estacionamento na Avenida Quintino Bocaiúva para a implantação da faixa seletiva repercutiu mal entre os comerciantes de São Francisco, mas o prefeito garantiu que até ontem a via estaria sinalizada, autorizando as paradas no local após as 20h.
Fonte: O Globo Niterói
Fonte: O Globo Niterói
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