quinta-feira, 20 de junho de 2019

Museu da Marinha na Ponta da Areia poderá ser aberto ao público nos fins de semana



Visita às instalações da Marinha e à Diretoria de Hidrografia e Navegação - DHN, na Ponta D'Areia, Niterói. 2015.


A Prefeitura de Niterói e as instituições militares da Marinha em Niterói têm buscado parcerias na área da infraestrutura, da ciência e da cultura, envolvendo também a Universidade Federal Fluminense - UFF.

A ligação da Marinha com Niterói é natural e tem raízes históricas. A cidade sedia instalações como: a Esquadra da Marinha do Brasil (Mocanguê), Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e a Base de Hidrografia da Marinha, todas elas organizações que atuam em todo o território e mar territorial brasileiro. Além disso, Niterói foi o berço da indústria naval e tem o primeiro iate clube do Brasil (Iate Clube Brasileiro).

Temos mantido contato com a Marinha e desenvolvido parcerias com obras de contenção de encostas, na área da Defesa Civil e Conservação. Chegamos a buscar uma cooperação para que a DHN nos ajudasse na solução para o problema de estabilidade da Praia de Piratininga e despoluição da Lagoa de Piratininga e Itaipu.

A visita do prefeito Rodrigo Neves à Ponta D'Areia consolida a construção de uma parceria ainda mais ampla para beneficiar tanto às atividades militares como a cidade de Niterói.

Axel Grael



---------------------------------------------------



Museu da Marinha na Ponta da Areia poderá ser aberto ao público nos fins de semana


Instalações da unidade militar. Ao fundo, à direita, o Espaço da Memória Histórica da Diretoria de Hidrografia e Navegação. Foto Axel Grael


Niterói poderá contar, em breve, com mais um importante equipamento cultural no seu circuito de museus históricos. A Prefeitura de Niterói discute uma parceria com a Marinha para que o Espaço da Memória Histórica da Diretoria de Hidrografia e Navegação, situado no complexo naval da Ponta da Armação, no bairro da Ponta da Areia, seja aberto ao público nos finais de semana.

Nesta quarta-feira (19), o prefeito Rodrigo Neves visitou o local e o navio de pesquisa hidroceanográfico Vital de Oliveira. Ele foi recebido pelo vice-almirante Antonio Fernando Garcez Faria e diretores da instituição. A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, e o Chefe de Gabinete, José Antonio Fortuna Nogueira, o Barroco, acompanharam a visita.

"Esse é um espaço muito interessante e de uma grande importância histórica. Quando for aberto ao público, vai valorizar muito o bairro da Ponta da Areia", ressaltou Rodrigo Neves.

O museu fica no andar térreo da Casa d`Armas da Ponta da Armação, que pertence a um patrimônio arquitetônico nacional e foi construído entre os anos de 1644 e 1666, em pleno período do Brasil Colônia. O espaço guarda maquetes, fotos e documentos referentes que contam a histórica da hidrografia brasileira, compreendendo a evolução da Cartografia Náutica, da Oceanografia, da Meteorologia, da Segurança da Navegação, da Sinalização Náutica e da Pesquisa Científica na Antártica.

O prefeito também visitou o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, ancorado no complexo naval. A embarcação possui a maior quantidade de equipamentos científicos a bordo de todo o cone sul, capazes de atender a todas as áreas de conhecimento das ciências do mar, incluindo levantamentos topográficos do fundo do mar.


Fonte: Prefeitura de Niterói




--------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Niterói e Marinha preparam parceria nas áreas da defesa civil, obras e meio ambiente








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.