sábado, 15 de junho de 2019

Clin amplia serviço de coleta seletiva itinerante para o Barreto e Pendotiba






11/06/2019 – A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) ampliou o serviço de coleta seletiva itinerante. O projeto, que começou na Região Oceânica, em outubro de 2018, a partir de agora está disponível também no Barreto e em Pendotiba. O objetivo do programa é facilitar o acesso dos moradores ao descarte correto de recicláveis.

No Barreto, o caminhão de coleta ficará na Associação de Moradores da Benjamin Constant (Travessa Barroso, em frente ao campo), toda quarta-feira, das 8h30 às 11 horas. Em Pendotiba, o ponto de entrega será no Loteamento Jardim América (entre as ruas Uruguai e Equador), às sextas-feiras, das 8h30 às 11 horas.

O presidente da Clin, Luiz Fróes, enfatiza que como o caminhão fica fixo por um período, os moradores criam o hábito de levar os recicláveis aos locais mais próximos de sua casa, o que a coleta itinerante facilita ainda mais o acesso da população a estes pontos de descarte correto do material.

“O objetivo da coleta seletiva itinerante é facilitar o acesso dos moradores ao descarte correto de resíduos recicláveis e do óleo de cozinha usado. Podem ser levados ao caminhão, materiais como papel, plástico, metal e vidro. Com relação ao óleo de cozinha usado, pode ser entregue guardado em garrafas PET. A dica é reutilizar a água da lavagem de louças para limpar as embalagens antes de ir para a coleta seletiva”, enfatiza Fróes.

Desde que o projeto foi iniciado na Região Oceânica, já foram recolhidos 1.121 quilos de resíduos recicláveis. Entre os locais de entrega estão a Praça do Engenho do Mato, trechos das praias de Piratininga e Itaipu, e o estacionamento do restaurante Buzin. O veículo também faz paradas próximo às escolas da região. O horário de atendimento é de 8h30 às 16 horas.

As datas, horários e locais dos pontos itinerantes de coleta podem ser conferidos no site da Clin (www.clin.rj.gov.br).

Reciclagem – Para ampliar a reciclagem na cidade, a Clin vem desenvolvendo ações como a otimização das rotas existentes da coleta seletiva porta-a-porta e inclusão de novos roteiros; implantação da coleta seletiva em escolas, orientação para implantação de coleta seletiva em condomínios horizontais; implantação de coleta seletiva em comunidades de baixa renda e campanhas educativas em todas as escolas municipais durante o ano letivo.

Nos últimos anos, o município também criou pontos de recebimento de materiais recicláveis em diferentes bairros. Os locais não só recebem o resíduo reciclável tradicional (plástico, papel, vidro e papelão), como também pilhas e óleo. São nove ecopontos, onde os moradores podem trocar o material por bônus na conta de luz, fruto de uma parceria entre a Clin e a Enel.

A coleta seletiva porta a porta, na qual o munícipe pode se cadastrar e ser orientado quanto a separação dos resíduos, também é outra importante ação desenvolvida pela Clin. Este serviço acontece diariamente. Por meio do projeto Recicla Niterói, a Clin realiza eventos em escolas, praças e praias, onde orienta a população sobre a reciclagem e os danos causados ao meio ambiente quando o material é descartado de forma incorreta.

Fonte: Prefeitura de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.