quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Prefeitura de Niterói lança pacote que favorece o microempreendedor


Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, reunido com representantes das secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Fazenda, Ordem Pública, SEDEN e também do Sebrae, para definir últimos detalhes para a inauguração da Casa do Empreendedor de Niterói.


Casa do Empreendedor será inaugurada no dia 21 de janeiro, no Bay Market

30/12/2015 - A Prefeitura de Niterói publicou nesta quarta-feira (30/12) no Diário Oficial um conjunto de medidas que favorece os microempreendedores e as pequenas empresas da cidade. Além de terem um tratamento diferenciado, o texto prevê ações de apoio ao desenvolvimento desses empreendedores e auxílio na liberação de microcrédito.

A partir dessas medidas e da aprovação da Lei 237/2015 (realizada no início deste mês), será possível a abertura da Casa do Empreendedor, que acontece no próximo dia 21 de janeiro. O lançamento desse espaço tem como objetivo oferecer um tratamento diferenciado aos MEIs (Microempreendedores Individuais), através do Alvará Rápido, feito através do sistema E-cidades.


As secretarias de Desenvolvimento, Ordem Pública (Fiscais de Posturas), Meio Ambiente, Urbanismo e Fazenda, a Vigilância Sanitária e o SEBRAE irão viabilizar, através do E-cidades, a concessão do alvará e a autorização para emissão da Nota Fiscal (que é o último passo da formalização).

Além disso, haverá também flexibilizações para essa categoria empresarial tais como: declaração para comprovação de endereço emitida pelo Associação de Moradores regulamentada, possibilidade de participação em certames municipais, de menores valores, com possibilidade de participação dos MEIs.

"Outra vantagem é que será tudo gratuito. Estamos com um total de 17.500 MEIs a serem regulamentados pelo poder público municipal que serão beneficiados", afirmou Fabiano Gonçalves, secretário de Desenvolvimento Econômico.

O atendimento na Casa do Empreendedor será feito pelos agentes de desenvolvimento, funcionários da Secretaria de Desenvolvimento, que já foram qualificados pela AgeRio (Agência Estadual de Fomento - órgão do governo do Estado que oferece financiamento a pequenos empreendedores) e também pelo SEBRAE. Além de atuarem no atendimento, eles também darão informações sobre como conseguir o microcrédito da AgeRio.

A Casa do Empreendedor vai funcionar no 2º piso do shopping Bay Market. O serviço é exclusivo para moradores de Niterói.

Fonte: Prefeitura de Niterói






2 comentários:

  1. Axel, este apoio nas informações poderia também acontecer atraves de cursos ministrados pelo sebrae para os MEI's. É de suma importância capacitar o direcionamento, preparação e o caminhar. Só assim teremos uma produção contínua dessas empresas. Poderia se pensar em cursos para ajudar no início das atividades (plano de negócio e sua importância, divulgação do serviço, público alvo, administração do negócio, plano de crescimento, nota fiscal e sua importância, possibilidades de negócio através do Mei que emite nota, possibilidades de negócio com empresas e etc). Tem que se capacitar e não somente pensar em ações que direcionem arrecadação.

    Esta se criando um primeiro passo importante, porém podemos muito mais se o foco for em solidificar os negócios e até mesmo a arrecadação

    ResponderExcluir
  2. Marco, como diz o texto, já temos uma parceria muito próxima com o SEBRAE e a Casa do Empreendedor culmina 30 meses de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento com o SEBRAE. O sistema permitirá que 18.000 microempreendedores se regularizem e participem do programa de capacitação que será oferecido. Um ótimo 2016 para você!
    Axel Grael

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.