quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

VISITA À ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói planeja restauração e reabertura da Ilha à visitação





Igreja da Boa Viagem. Fotos de Axel Grael
 




 
Vista da Ilha da Boa Viagem. Fotos Axel Grael.

Vista da Ponte de Acesso à Ilha da Boa Viagem, em fase final de obras de restauração realizadas pela Prefeitura. Foto Axel Grael



Equipe retorna da vistoria. Fotos Axel Grael.


Desde o início da atual gestão, a Prefeitura vem preparando-se para desenvolver ações de proteção e a reabertura à visitação da Ilha da Boa Viagem, um dos mais valiosos patrimônios históricos e culturais da cidade de Niterói, que encontra-se fechado à visitação há muitos anos. Para isto, temos nos reunido com lideranças escoteiras e com autoridades relacionadas à gestão da Ilha, como o IPHAN e o SPU.

A Ilha tem o seu patrimônio arquitetônico tombado e é protegida por legislação municipal. Apesar de tudo isso, este valioso tesouro, que conta a história de Niterói, da Baía de Guanabara e que possui forte simbolismo para a cultura náutica, estava há muitos anos abandonada, carente dos investimentos públicos e guardada com muito esforço e empenho pelos 4 Grupo de Escoteiros do Mar, que tem a sua base no local. Destacamos aqui o trabalho da Família Sodré, em particular a Dona Maria Pérola, que por muitas décadas foi a grande guardiã da Ilha.

Reunião com escoteiros e com o Sr. Luiz Sodré, no Gabinete da Vice-Prefeitura (Setembro de 2015).


Como iniciativas iniciais para a efetiva proteção da Ilha da Boa Viagem, a atual gestão da Prefeitura incluiu a ilha como parte do PARNIT (Programa Niterói Mais Verde), iniciativa de proteção ao patrimônio natural de Niterói. Também incluímos a Ilha da Boa Viagem na iniciativa de revitalização do Centro de Niterói.

Visita à Ilha da Boa Viagem

Nesta terça-feira, acompanhei o prefeito Rodrigo Neves visitou a Ilha da Boa Viagem, para vistoria das obras de restauração da ponte de acesso à Ilha e para orientar os trabalhos da Prefeitura.

O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, e a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, acompanhados de dirigentes de seus órgãos, acompanharam a visita. Também estiveram presentes as seguintes lideranças escoteiras: André Torricelli, Luiz Carlos Monteiro e outros.

Na ocasião, verificou-se o estado geral de conservação da infraestrutura da Ilha, as prioridades de investimentos e ações de conservação emergencial para a abertura da ilha ao público.

O prefeito Rodrigo Neves estabeleceu alguns compromissos para o fortalecimento do grupo escoteiro que atua na ilha e a participação dos escoteiros na gestão e futuro acompanhamento dos visitantes.

A Ilha contará com um efetivo da Guarda Municipal para a sua proteção e será aberta no primeiro semestre do próximo ano, prevendo-se uma programação para receber turistas durante a Rio 2016 e mesmo para se assistir às regatas dos Jogos Olímpicos.

Axel Grael


------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ILHA DA BOA VIAGEM - Prefeitura e lideranças escoteiras discutem estratégias para a recuperação da Ilha 
Unindo forças para promover melhorias na Ilha da Boa Viagem, Niterói
Reunião visa aproximar Escoteiros do Mar e Prefeitura
Prefeitura inicia obras de revitalização da Ponte da Boa Viagem
Bombeiros debelaram incêndio na Ilha da Boa Viagem

DIA HISTÓRICO EM NITERÓI: Foi publicado hoje o Decreto 11.744, que instituiu o PARNIT 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.