domingo, 6 de dezembro de 2015

CANICROSS NO PARNIT - Atletas e seus cães disputam prova em Niterói










Fotos de Marcelo Pereira da Costa


Hoje foi realizada a etapa do CANICROSS BRASIL no Parque da Cidade. Pela primeira vez na cidade o evento foi um sucesso de público e organização. A estrutura contou com duas ambulâncias, uma para cães e outras para os atletas. Doação de ração para cães abandonados e ainda realizamos um trabalho de conscientização com os presentes.

Parabéns a todos os atletas!

Texto reproduzido do Facebook do Marcelo Pereira da Costa, diretor de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, de Niterói.


--------------------------------------------


Uma corrida para ser feita ao lado do seu melhor amigo

Canicross Brasil acontece em dezembro, no Parque da Cidade, em Niterói

Pela primeira vez, Niterói será palco da Canicross Brasil, off road na qual o atleta corre ao lado do seu cão. A corrida, de três modalidades, acontecerá no próximo domingo, 6 de dezembro, com largada marcada a partir das 8h. O percurso é dentro do Parque da Cidade, localizado em São Francisco, nas distâncias de 4km200m (corrida feminina), 6km300m (corrida masculina) e 2km100m (cãominhada); já a entrega dos kits pode ser feita no dia anterior, no local da prova, das 10h às 19h; e no próprio dia, das 7h às 7h50.

Os atletas farão um trajeto bem variado, com direito a asfalto, estrada de chão e trilha (single track), com desnível positivo. A categoria masculina dará três voltas e a feminina, duas, nesse percurso onde a maior dificuldade será a parte técnica e seus pequenos tops de subidas. Haverá postos de hidratação com bomba manual para encher o reservatório de água do condutor e outro galão para o cão. Em tempo: tanto a largada, quanto a chegada, serão na sede do Parque da Cidade, que fica no topo do morro.

Sobre Canicross – Corrida cross country/ off road com cães, criada no Reino Unido como forma de treinamento para cães de trenó. Atualmente, o Canicross é praticado em terreno rústico, onde o homem e seu cão estão em total sintonia em busca, não só de vitórias, mas também de muita diversão. Para manter a segurança, a dupla fica “presa” através de uma guia, na qual o condutor usa um cinto que se conecta a uma corda elástica ligada ao Harness, uma espécie de colete de tração, usado pelo cão. A corda serve para reduzir o choque entre ambos.

O Canicross é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade, desde que tenha um bom condicionamento, claro. Mas antes de sair correndo com seu cão, é recomendado que ambos sejam submetidos a exames para saber se está tudo bem de fato. Nas competições, há um limite mínimo de idade para o condutor, de 7 anos, e para os cães, de 1 ano. O Canicross não exige pedigree, por isso são permitidas todas as raças, incluindo vira-latas, mas os animais devem ter o focinho proeminente.

Fonte: O Fluminense


---------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Animais domésticos

HORTO DO FONSECA - Dia de festa para reinauguração do Horto Botânico do Fonseca
LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO ANIMAL: Homem detido por abandonar filhotes no Horto do Fonseca
Nova LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR ANIMAL - Regras mais rígidas para proteger animais em Niterói
Niterói publica a LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (Lei Nº 3153 de 21 de julho de 2015)

Animais silvestres

Gavião e pica-pau são resgatados pela Guarda Municipal de Niterói
Pinguim é resgatado próximo à Ponte pela guarda ambiental de Niterói
Guarda Ambiental de Niterói socorre coruja ferida
Atobá é resgatado por agentes da Guarda Municipal de Niterói na praia de Itaipu
GUARDA AMBIENTAL DE NITERÓI RESGATA ANIMAIS SILVESTRES
Guarda Ambiental de Niterói e Projeto Aruanã reintegram tartaruga ao mar
Guarda Ambiental de Niterói socorre tartaruga marinha e atobá na Região Oceânica
Tartaruga marinha resgatada em Itaipu pela Guarda Ambiental de Niterói
Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói resgata macaco-prego no Sapê
Guarda Municipal de Niterói resgata coruja ferida na Região Oceânica
Guarda Ambiental de Niterói socorre gavião ferido
Coruja é resgatada por homem em rua de Santa Rosa, Zona Sul da cidade
Operação para resgate de animais vítimas de maus tratos em Niterói
Filhote de capivara é resgatado pela Guarda Ambiental
Secretário Estadual do Ambiente entrega à Polícia Militar caminhões para reforçar prevenção de acidentes com animais nas rodovias





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.