Carro afetado por queda de árvore na Rua Nóbrega, Jardim Icaraí. Foto Dayse Monassa. |
Queda de árvore na Rua Tapuias, em Sâo Francisco. Foto Axel Grael |
Quada de árvores na Rua Tupinambás, São Francisco. Foto Elias Ramos. |
Queda de árvore na Rua Tupinambás, São Francisco. Fotos Christa Grael. |
Casa afetada por queda de árvore. Comunidade da Boa Vista. Foto Bianca Neves / Defesa Civil de Niterói. |
15/12/2015 - A Prefeitura de Niterói informa que, devido à forte chuva da noite de ontem (13/12) - choveu o equivalente a 26 % do esperado para todo o mês de dezembro - foram identificados diversos pontos de alagamento na cidade. O escoamento da água se deu de forma rápida após o término do temporal.
Em algumas regiões o vento chegou a ter rajadas de mais de 90 km/hora, fenômeno raro em Niterói e no Estado.
Os fortes ventos durante a chuva causaram a queda de árvores em Santa Rosa, Icaraí, Jardim Icaraí, Bairro de Fátima, Centro, Barreto, Boa Vista e São Francisco, sendo este último o bairro mais afetado. Foram registrados 20 chamados para remoção de árvores, além de diversos galhos. Desde o final do temporal, as equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e da Clin, com o apoio do Corpo de Bombeiros, trabalharam na desobstrução das vias principais, como as ruas Joaquim Távora e Nóbrega e o Canal de São Francisco. Dezenas de funcionários da Clin e Seconser foram para as ruas atender aos chamados nos bairros.
As equipes seguem trabalhando desde o início da manhã de hoje na retirada das árvores e dos galhos das vias secundárias, com o apoio da Ampla. O forte vento também entortou um poste de iluminação pública no Terminal Sul, no Centro. Ontem à noite, foram removidas as luminárias do poste, que não apresenta risco de queda. A remoção será realizada hoje.
Sobre as equipes:
Desde o início da manhã desta segunda, as três equipes de poda da Seconser seguem trabalhando com o auxílio de caminhões, caminhões munck e motosserras.
Defesa Civil:
Os maiores registros de chuva foram:
Centro: Morro do Estado - 39,4mm
Centro: Rua Visconde de Itaboraí - 33,7mm
Icaraí: 29,6mm
A Defesa Civil entrou em estado de atenção às 20 horas e retornou para vigilância à zero hora.
Os índices não atingiram os níveis de escorregamento de acordo com o Protocolo da Defesa Civil do Estado.
Ocorreram pancadas fortes em períodos concentrados. A maior pancada de chuva registrada foi a de 18,2mm em 10 minutos no Morro do Estado às 20 horas.
Com relação aos ventos, a velocidade registrada foi de 51,8 km/h às 22 horas, com rajadas de mais de 90 kms.
A Defesa Civil recebeu várias solicitações acerca de quedas de árvores, que estão sendo atendidas pela SECONSER e o Corpo de Bombeiros .
Desde a noite de domingo até o presente momento, a Defesa Civil registra:
- 13 situações de queda de árvore (maioria no Centro, Icaraí e São Francisco), sendo o caso mais grave o da Rua Adelino Martins, 134, Boa Vista, que caiu sobre a casa, e telhas atingiram criança de 3 anos. Ela foi socorrida pelos próprios pais e conduzida para o Azevedo Lima com escoriações leves. Além dessa moradia, outra casa também foi interditada e há um total de 7 pessoas desalojadas (seguiram para a casa de familiares).
- 2 Pontos de alagamento em Icaraí; Todas as equipes da DC em atendimento às situações mencionadas.
A Defesa Civil do Município e a Seconser continuam em alerta.
Fonte: Prefeitura de Niterói
---------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
DEFESA CIVIL - Sobre as chuvas e ventos do fim de semana em Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.