segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade reúne especialistas na área ambiental





Evento promovido pelo Grupo Fluminense Multimídia acontece nesta segunda e terça-feira no auditório da Universidade Candido Mendes

Teve início na manhã desta segunda-feira (9) o Seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizado pelo Grupo Fluminense Multimídia, no auditório da Universidade Candido Mendes, no Centro de Niterói. Tendo entre os temas discutidos as ações necessárias para salvar o Rio Macacu e afastar dos municípios do Leste Fluminense os riscos e impactos causados pela escassez de recursos hídricos, o evento terá dois dias de duração, com debates e apresentações de especialistas na área ambiental.

A abertura do seminário foi feita pelo secretário de Estado de Ambiente, André Corrêa, com a participação do vice-prefeito de Niterói e fundador do Instituto Rumo Náutico/ Projeto Grael, Axel Grael.

Na primeira mesa de debates, que trata da despoluição da Baía de Guanabara, o secretário de Ambiente, André Corrêa e a engenheira, ambientalista e fundadora do Instituto Baía de Guanabara (IBG), Dora Negreiros, apresentaram suas considerações sobre o tema, que foram mediadas pelo advogado especializado em Direito Ambiental, analista do Instituto Chico Mendes, e também ex-secretário de Meio Ambiente de Niterói e ex-superintendente do Ibama-TJ, Rogério Rocco.

A segunda mesa de debates tratou da escassez de recursos hídricos, o consumo de água na cidade, a seca do rio Macacu e as ações para combater o problema. Sobre estes temas estão previstas as participações do superintendente da concessionária Águas de Niterói, Nelson Gomes, e do diretor da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira. Para mediar, foi convidado o vereador e ex-secretário de Meio Ambiente de Niterói, Daniel Marques, que atualmente preside a Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara de Vereadores.

Em sequência, o comandante do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) do Estado do Rio de Janeiro, coronel André Luiz Vidal, fará palestra sobre a prevenção aos crimes ambientais mostrando as ações do CPAm. Em seguida, a engenheira civil e assessora técnica da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), Valéria Vianna, falará sobre “O lixo que dá lucro”. A questão da reciclagem também estará presente na apresentação de Pedro Belga, da ONG Guardiões do Mar, que realiza importante trabalho na recuperação de manguezais da Baía de Guanabara. A última palestra será proferida pelo chef e professor Igor Fernández, da Escola Superior de Gastronomia da Universidade Candido Mendes, que falará sobre “A Gastronomia consciente”.

O seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade acontece nesta segunda e terça-feira, a partir das 9h, no auditório da Universidade Candido Mendes (Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 517, 10º andar). As inscrições já estão encerradas. Quem não puder participar poderá acompanhar a cobertura multimídia do evento através da Rádio Fluminense 540 AM, do site www.ofluminense.com.br, de O FLUMINENSE, da TV O FLU e das redes sociais.

O seminário tem patrocínio do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), copatrocínio da Prefeitura de Niterói, apoio da Concessionária Águas de Niterói, apoio institucional da Universidade Candido Mendes e realização do Grupo Fluminense Multimídia.

Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.