terça-feira, 24 de novembro de 2015

Prefeitura de Niterói forma mais 69 guardas municipais




Novo contingente atuará principalmente no Centro, em Icaraí e Região Oceânica

A Prefeitura de Niterói realizou na manhã desta segunda-feira (23/11) a formatura da terceira turma de aprovados no concurso público de 2014 da Guarda Municipal. São mais 69 guardas reforçando o patrulhamento da cidade a partir desta semana. O Centro, Icaraí e a Região Oceânica terão prioridade na distribuição dos formados. 

A instituição segue aumentando seu efetivo e, com esse reforço, passa a contar com 526 agentes distribuídos por todo o município. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) já formou 215 dos cerca de 300 aprovados no concurso.

O novo contingente atuará em apoio à Operação Papai Noel, que será desencadeada devido ao aumento do movimento do comércio estimulado pelas comemorações natalinas. A ação tem como principal objetivo garantir a tranqüilidade daqueles que desejam fazer suas compras.

O prefeito de Niterói falou sobre os investimentos na Guarda Municipal:

“A nossa Guarda hoje é reconhecida. Realizamos o maior concurso da história da instituição, fizemos um plano de carreira que quase dobrou o salário dos servidores. Equipamos a Guarda, criamos a Patrulha Escolar, a Guarda Ambiental, o próprio CISP, que é o Centro Integrado de Segurança Pública. Com mais essa turma formada, quase dobramos o efetivo que recebemos da administração passada. Aumentamos a tropa e os deixamos muito mais motivados", disse.

O chefe do Executivo municipal afirmou que, apesar de a atribuição constitucional da segurança pública ser dos Estados, os municípios devem cobrar e colaborar. Segundo ele, a Prefeitura de Niterói tem feito investimentos expressivos na área como a construção de Companhias Destacadas (Caramujo, morros do Estado e Palácio, Pendotiba, Fonseca e Cavalão), da sede provisória da Delegacia de Homicídios e do CISP, que está monitorando toda a cidade com câmeras, entre outras iniciativas.

Os agentes públicos passaram por mais de três meses de curso, com aulas teóricas e práticas, ministradas em parceria com a Guarda Municipal e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Receberam instruções de ética, sociologia, antropologia, direito penal, mediação de conflitos, defesa pessoal, utilização de técnicas não letais, primeiros socorros, dentre outras.

O secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, comentou sobre a importância da Guarda Municipal após os investimentos da Prefeitura de Niterói.

“A Guarda, hoje, tem uma autoestima, horizonte, perspectiva. Hoje caminhamos para atuar ainda mais nas nossas ruas, não só no controle urbano como também em outras modalidades. A figura do guarda nas ruas previne, sim, ilicitudes que acontecem. Não tenho dúvidas de que indicadores que foram reduzidos no Centro e em Icaraí têm a ver com as ações ostensivas da Guarda", afirmou.

Primeiro colocado no curso de formação profissional, o novo guarda Fabiano Vieira Gomes disse que se sente um privilegiado.

"Me sinto privilegiado em fazer parte desta instituição que só faz crescer a cada dia. Estou muito feliz. Moro em Campos dos Goytacazes, me desloquei para estar aqui, e a prefeitura me deu total suporte, assim espero construir uma bela carreira aqui dentro”, declarou.

CISP

As câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) estão ajudando as polícias Civil, Militar e Federal a investigar e elucidar crimes e casos de violência ocorridos na cidade.

Nas últimas semanas, três episódios mostram a eficácia do sistema de monitoramento construído e implantado pela prefeitura e inaugurado em agosto deste ano.

No dia 27 de outubro, o Cisp captou imagens de um homem de camisa escura abordando uma mulher em um ponto de ônibus próximo a uma lanchonete da Alameda São Boaventura, no Fonseca, na Zona Norte. As câmeras mostram o suspeito levando a vítima para um beco e, minutos depois, funcionários correndo para ajudar a mulher, que teria sido vítima de estupro. O suspeito tenta fugir, mas a PM, acionada, chega ao local e o leva para a 76ª DP (Centro).

Na noite do dia 29/10, o Cisp monitorou a ocorrência de uma perseguição policial que terminou em acidente na Avenida Almirante Ari Parreiras, em Icaraí, Zona Sul da cidade. As câmeras registraram a chegada de patrulhas da PM e carros do Corpo de Bombeiros, além da chegada dos suspeitos feridos ao hospital com escolta policial.

Na madrugada do dia 11 deste mês, as câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Niterói flagram o veículo, um SUV de cor escura, utilizado pelos bandidos após o crime da explosão de caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal (CEF), em São Francisco.

As câmeras de monitoramento mostram o bando fugindo de carro pela Avenida Rui Barbosa e pela Rua Coronel João Brandão, em São Francisco. Logo depois, o mesmo veículo, agora acompanhado por um motociclista, é registrado por câmeras nas ruas Geraldo Martins, Dr. Paulo Cesar e Dr. Sardinha, em Santa Rosa.

Com o auxílio das imagens, a Polícia Federal conseguiu achar e identificar o veículo, um Mitsubishi Pajero Dakar, que foi abandonado na Rua Magé, no bairro Pé Pequeno, na Zona Sul da cidade. A PF já periciou o carro e agora tenta identificar os criminosos por meio de impressões digitais colhidas no interior do veículo.

Fonte: Prefeitura de Niterói













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.