sexta-feira, 13 de novembro de 2015

PUR DE PENDOTIBA RECEBE PRÊMIO


A secretária Verena Andreatta e o subsecretário Renato Barandier receberam o prêmio da Fetranspor
Luciana Carneiro/Divulgação


Projeto do Plano Urbanístico Regional foi um dos vencedores na premiação sobre mobilidade urbana oferecida pela Fetranspor

O projeto do Plano Urbanístico Regional de Pendotiba (PUR de Pendotiba), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana de Niterói, foi um dos vencedores no prêmio Mobilidade Urbana 2015 oferecido pela Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), que tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos sobre o tema.

O PUR de Pendotiba conquistou o segundo lugar na categoria Planejamento de Transportes e Tecnologia e só foi superado por um projeto de BHLS da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O projeto propõe uma mudança de modelo de planejamento para um orientado ao transporte com a compactuação do uso do solo, criação de novas centralidades, a implantação do BHLS TransPendotiba e diminuição da dependência do automóvel.

A secretaria de Urbanismo, Verena Andreatta, destaca a importância do prêmio para a administração municipal.

“A importância deste prêmio é que nós conseguimos estar atuando dentro do novo paradigma que é trabalhar o planejamento urbano pensando no sistema de transporte público coletivo. A população precisa se locomover e nada como viver a cinco minutos de onde você mora, se locomover com sistema de transporte de qualidade. Eu acho que esse prêmio para Niterói tem essa característica, tem esse valor de ter integrado o planejamento urbano com o do sistema de transporte coletivo. Uma cidade como Niterói, que é seis vezes menor que o Rio de Janeiro, ganhamos o segundo lugar. É um prêmio muito merecido. Parabenizo também o prefeito Rodrigo Neves que institucionalizou essa questão do urbanismo e da mobilidade, reunindo em uma secretaria esse binômio que é tão importante hoje pra vida urbana”, declarou.

O subsecretário Renato Barandier disse que o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho.

“Esse prêmio é mais um reconhecimento à Prefeitura de Niterói. A Secretaria de Urbanismo trabalhando de forma inovadora, integrando política de transporte com o solo que é uma coisa praticamente que não existe no Brasil. Esperamos muito que a Câmara aprove o projeto de lei brevemente. Ele traz de uma forma inédita a previsão de um sistema BHLS numa lei de uso do solo, algo que nunca foi feito antes. Com esse PUR toda a população de Pendotiba esperada para os próximos 10, 15 anos vai estar a cinco minutos a pé do transporte público. Uma região que funciona a base do carro, uma região sem sistema de transporte vai estar atendida pelo menos nos próximos 10, 15 anos. Por esse projeto de lei, está prevista a extensão do serviço BHLS, que está em implantação na TransOceânica, para Pendotiba, e nove estações”, explicou.

O prêmio deste ano foi especial porque marca os 60 anos da Fetranspor.

Fonte: O Fluminense


Saiba mais sobre o PUR de Pendotiba
Saiba mais sobre a Revisão do Plano Diretor de Niterói












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.