No dia 09 de novembro, o PROJETO GRAEL recebeu a visita da equipe Race for Water Odyssey, um grupo de velejadores e cientistas que está dando a volta ao mundo passando por várias áreas dos Oceanos do planeta onde o lixo lançado tende a se acumular. São as chamadas "Ilhas de Lixo", cuja área somada já é do tamanho de duas vezes o território do Brasil.
A jornada dos velejadores e cientistas foi interrompida devido a um acidente no Oceano Índico, quando a embarcação (um trimarã), acabou virando durante um período com condições climáticas mais severas. A tripulação foi salva e está terminando a última etapa da expedição no Rio de Janeiro.
O trabalho da expedição Race for Water é estudar o problema e denuncia-lo numa campanha mundial contra o lixo e o uso indiscriminado do plástico em embalagens e outros resíduos que poluem os Oceanos. Os resultados do trabalho da "Race for Water" foi objeto de reportagem recente do Jornal Nacional, da Rede Globo.
Na passagem pelo Brasil, a equipe do Race for Water, com a contribuição da Swissnex e o apoio de várias organizações, como o Projeto Grael e a Associação Brasileira do Lixo Marinho (ABLM), promoveu uma campanha denominada "Mar sem lixo. Mar da gente, uma plataforma global de soluções sobre o lixo nos oceanos".
Na visita ao Projeto Grael, a equipe do Race for Water fez uma apresentação a um grupo de alunos que participam dos programas náuticos e profissionalizantes da organização, que tem sede em Niterói.
Dedicado a estudantes da rede pública de educação, o Projeto Grael recebe 400 alunos por semestre. Além do programa de iniciação aos esportes náuticos, o Projeto Grael mantém um programa profissionalizante e várias iniciativas ambientais que priorizam a Baía de Guanabara e o problema do lixo flutuante.
A visita ao Projeto Grael ocorreu em um momento muito especial, quando o Projeto Grael celebra a grande vitória dos velejadores Lars Grael (um dos fundadores do Projeto Grael) e Samuel Gonçalves (velejador revelado pelo Projeto Grael), que conquistaram o Campeonato Mundial da Classe Star, no último fim-de-semana, dia 08 de novembro - um dia antes da visita do Race for Water
Veja como foi a visita do "Race for Water" ao Projeto Grael:
Equipe do "Race for Water" apresentou um vídeo e fez palestra para chamara a atenção dos alunos dos impactos ambientais do lixo nos Oceanos. Fotos Swissnex. |
Levei a tripulação do "Race for Water" para velejar, quando discutimos in-loco os problemas do lixo flutuante na Baía de Guanabara. |
Em nome da Prefeitura de Niterói e do Projeto Grael, participei da Mesa de Debate sobre o tema "Desafios e Oportunidades no Contexto Brasileiro", parte da Conferência "Um mar sem lixo. Mar da Gente", um evento técnico que reuniu especialistas e ambientalistas que debateram sobre o tema do lixo e do lixo nos oceanos, soluções e estratégias para o problema no Brasil.
Que o debate prossiga e que o Brasil avance na efetiva implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que avança lentamente. Cinco anos após a promulgação da Lei, apenas quatro setores industriais se comprometeram em implantar a logística reversa dos seus produtos. São eles: Embalagens de Agrotóxicos, Óleo Lubrificante, Pilhas e Baterias e Pneus. E é bom lembrar que os quatro setores já eram objeto de legislação específica que os obrigava a implantar o controle de embalagens e a logística reversa. Portanto, a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos ainda não resultou em avanços neste aspecto.
Enquanto a indústria se esquiva da obrigação de assumir estes compromissos no Brasil, vemos países europeus implantando os sistemas chamados "Ponto Verde", com grande protagonismo da indústria local.
Quais os entraves e o que falta para que os mesmos avanços se verifiquem aqui?
Axel Grael
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