segunda-feira, 9 de novembro de 2015

LARS GRAEL E SAMUEL GONÇALVES CAMPEÕES MUNDIAIS: "O MELHOR DO ESPORTE". Texto do comentarista esportivo Álvaro José





O MELHOR LADO DO ESPORTE

Álvaro José

Ninguém discute as incríveis emoções que são trazidas pelo esporte, tampouco seus benefícios. Saúde, qualidade de vida, espírito de equipe e tantas outras qualidades que, somadas, vão muito além do espaço dessa coluna.

Mas o melhor lado do esporte é quando ele forma alguém e muda uma vida. São muitas as histórias nesse sentido e delas vem muitas das mais belas páginas do esporte e uma delas acaba de ser escrita pelo velejador Lars Grael, duas vezes medalhista olímpico conquistou o bronze nos Jogos de Seul 88 e Atlanta 96 na classe Tornado e também Campeão Mundial na classe Snipe, vitória obtida na cidade do Porto em 1983.

Em 98 a vida de Lars mudou para sempre. Por conta de uma irresponsabilidade do tamanho de um porta-aviões, um cidadão causou um acidente absurdo com uma lancha no Iate Clube de Vitória invadindo a raia e passando por cima do barco de Lars. Como consequência o velejador perdeu a perna direita cortada pela hélice da lancha e que não pode ser reimplantada. O desastre não impediu que Lars voltasse a competir e a dar exemplo.

Além da vela também se dedicou, com bons resultados, à carreira de dirigente esportivo, mas também não foi o suficiente. Junto com os irmãos mais velhos Axel e Torben, também grandes velejadores, criou o Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael que, por meio da vela oferece aos jovens menos favorecidos uma oportunidade e encaminhamento profissional. Já com ótimos frutos colhidos na seara profissional e educacional, o Projeto Grael teve sua conquista maior no esporte neste final de semana: o próprio Lars junto ao aluno do projeto e hoje grande velejador Samuel Gonçalves chegaram ao título mundial da classe Star no campeonato da modalidade disputado na Argentina.

Não há dúvida alguma que esse é o melhor lado do esporte. Colocar um jovem menos favorecido com todas as condições de desenvolver seu talento para o esporte e buscar seu melhor. No caso de Samuel o melhor foi, simplesmente, ser o melhor do mundo. Impossível não se emocionar. Não só pela conquista, mas pela democratização do esporte. Poucos esportes são tão sofisticados e elitizados como a vela. A conquista de Lars e Samuel traz um lindo vento para o esporte.

A família Grael é sinônimo de vela e cuidado com as águas brasileiras. Seriedade e competência que vem de gerações e são valores passados aos mais novos e aos jovens integrantes do Projeto Grael.

O título na Argentina é a cereja do bolo, mas a vitória vem desde que os jovens começam no projeto. Essa é a grande conquista!

As janelas abertas pelo esporte para a vida são espetaculares. Muito maiores que os resultados de campos, quadras, piscinas e mesmo de mares quase infinitos.

Projetos limpos como águas cristalinas que todos queremos é que nos levarão a um futuro e resultados melhores. Parabéns Campeões: na vela e na vida!

Fonte: Álvaro José (Blog), R7.


-------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

LARS GRAEL E SAMUEL GONÇALVES SÃO CAMPEÕES MUNDIAIS - homenagem do Jornal Nacional









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.