sábado, 17 de outubro de 2015

Prefeitura inicia na próxima segunda-feira audiências públicas para discutir a revisão do Plano Diretor da cidade


Vista aérea da cidade de Niterói. Foto Axel Grael.


16/10/2015 - A Prefeitura de Niterói realiza na próxima segunda-feira (19/10), a primeira de uma série de audiências públicas que irão debater a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Integrado de Niterói. Nesta primeira etapa, estará em pauta o diagnóstico técnico e direcionado que traça o perfil da cidade. A audiência acontecerá a partir das 18h30 horas no Fonseca Atlético Clube, na Alameda São Boaventura 1042, no bairro do Fonseca, Zona Norte. O Plano Diretor será debatido em 12 audiências Públicas que estarão concluídas até março de 2016.

A secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, disse que as audiências são importantes para mobilizar a sociedade que irá opinar e participar sobre o que acontece na cidade.

“O plano vai nortear a política de desenvolvimento urbano do município e garantir melhores condições de vida para a população. Nessa primeira fase trabalhamos com o diagnóstico, com todo o conteúdo elaborado pelos técnicos. O processo será elaborado com a participação da sociedade niteroiense“, destacou a secretária.

O diagnóstico também fornece informações sobre a situação atual do município nas dimensões socioterritoriais e áreas da administração pública a partir de levantamentos estatísticos oficiais. A definição de quantos habitantes existem e como vivem e se deslocam são pontos importantes que serão destacados, além de suas atividades econômica. sociais, culturais, quadro político e como Niterói está com relação a outros municípios.

Dados ambientais, além da expansão urbana, fundiária e de infraestrutura de serviços, entre outros aspectos, feitos mediante levantamento técnico nas câmaras e oficinas, traçarão um retrato fiel da cidade.

A revisão está programada para ser realizada em três fases: etapa de leitura da cidade, com apresentação e discussão do diagnóstico técnico; etapa de cenários e etapa de diretrizes e estratégias. Após a fase de debates, o Executivo encaminhará, em junho de 2016, o Projeto de Lei do Plano Diretor para a Câmara de Vereadores.

Cada etapa contará com quatro audiências públicas para as regiões de planejamento: Centro-Praias da Baía, Norte, Oceânica e Pendotiba-Leste.

O calendário é resultado de um grande esforço de trabalho da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Secretaria de Urbanismo, no qual foi elaborado um diagnóstico consistente e preciso sobre o conjunto das informações da cidade, que também será útil para a elaboração do plano.

Fonte: Prefeitura de Niterói


--------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

ACESSE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE NITERÓI EM www.planodiretor.niteroi.rj.gov.br

Prefeitura apresenta calendário da revisão do Plano Diretor
Prefeitura de Niterói conclui diagnóstico do novo Plano Diretor
Prefeitura anuncia cronograma de trabalho para a elaboração do novo Plano Diretor

TRANSPARÊNCIA E GESTÃO PARTICIPATIVA

Programa "Niterói Que Queremos"
NITERÓI QUE QUEREMOS: Prefeitura promove encontro de alinhamento com gerentes do Programa Niterói Metas e Resultados
A NITERÓI QUE QUEREMOS: Prefeitura lança plano estratégico para os próximos 20 anos
Plano estratégico da Prefeitura de Niterói recebe o reconhecimento do Programa Cidades Sustentáveis

Modernização da gestão
MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO - Niterói é única cidade do Rio finalista em prêmio de gestão pública

Transparência
NITERÓI TRANSPARENTE: Semana “Olho Vivo no Dinheiro Público” tem início na próxima terça-feira
NITERÓI NO PRIMEIRO LUGAR DO RANKING DA TRANSPARÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

Gestão participativa
NITERÓI: Conferência Municipal de Assistência Social debaterá a consolidação do Sistema Único da Assistência Social
NITERÓI PROMOVEU A 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE COM MAIS DE 1000 PARTICIPANTES
Niterói realiza a III Conferência Municipal de Educação







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.