sábado, 31 de outubro de 2015

OPERAÇÃO VERÃO - Mais fiscalização nas praias de Niterói


Fiscalização vai autuar coibindo o estacionamento irregular nas proximidades das praias da Baía e oceânicas
Arquivo/ Marcelo Feitosa


Marina Assumpção

Operação Verão começa neste sábado e mais de 200 agentes serão mobilizados. Ação acontece nos fins de semana e termina em fevereiro

 
Começa neste sábado (31) a Operação Verão nas praias de Niterói. Serão mais de 200 agentes mobilizados para o ordenamento do entorno das regiões contempladas pela ação. A operação acontecerá sempre nos fins de semana e terminará no dia 28 de fevereiro. O objetivo da ação é que com a chegada do verão, os banhistas possam aproveitar as praias da cidade da melhor forma, sem ter que enfrentar problemas com estacionamento irregular, abusos de comerciantes, como os que exigem a consumação, quiosques irregulares, som alto nos carros, entre outros transtornos.

A medida é conduzida pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e conta com o auxílio da Guarda Municipal e Fiscalização de Posturas, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), NitTrans, Vigilância Sanitária, Clin, Secretaria de Meio Ambiente, Neltur e Secretaria de Esporte e Lazer. As praias que recebem o programa são Charitas, São Francisco, Icaraí, Adão e Eva, Itaipu, Piratininga (praião e prainha), Camboinhas, Sossego e Itacoatiara.

Além disso, este ano somente ambulantes cadastrados com a Seop poderão trabalhar nas praias. Foram feitos 210 licenciamentos com a numeração da praia em que o profissional está autorizado a trabalhar. Também foram disponibilizados uniformes de identificação. Uma outra medida foi tomada pela Capitania dos Portos, que ficou responsável por capacitar guardas municipais para atuar diante de abusos nas águas, como o uso irregular de motos aquáticas e praticantes de stand up paddle, o que atrapalha banhistas e pode acarretar em acidentes.

Objetivo é que os banhistas possam aproveitar melhor as praias no verão
Arquivo/ Douglas Macedo
 

De acordo com a Secretaria, na chegada das férias escolares, a operação será estendida para as sextas e segundas-feiras, pois são dias em que muitas pessoas estão de folga e aproveitam para ir a praia. Os agentes vão trabalhar também nos feriados, quando irão atuar com carga máxima.

Estacionamento – Estacionamentos públicos utilizados por frequentadores e moradores de Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, passarão a ser regulamentados a partir deste sábado, através de um sistema rotativo de estacionamento. Serão 625 vagas, gerenciadas pela Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten) e disponibilizadas apenas nos finais de semana e feriados, das 8h às 18h. O estacionamento será cobrado na ação faz parte da Operação Verão, que terá início neste final de semana.

“É um pedido do prefeito, que já havia publicado o decreto 11575/14 autorizando a criação dessas vagas, para melhor ordenamento em dias de visitação de moradores e turistas na orla de Camboinhas, evitando a ação de flanelinhas naquela região. Somando os bolsões, onde já existem 400 vagas de estacionamento, acreditamos que a população poderá curtir seu momento de lazer com segurança”, comentou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, que ressalta que este final de semana servirá como teste.

“Vamos avaliar como será o sistema rotativo em Camboinhas e estudar a ampliação para as outras praias da Região Oceânica”.

O valor do estacionamento não terá variação por tempo de permanência no local e custará R$ 5. Os cerca de 20 guardadores, credenciados pela Suten, atuarão nas ruas, Dr. Jaime Bittencourt e Professor Florestan Fernandes e nas avenidas Doutor Geraldo de Mello Ourívio e Beira-Mar.

Fonte: O Fluminense


----------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ECONOMIA DA PRAIA - Orla carioca gera 20 mil empregos diretos e fatura R$ 1,4 bi por ano
VERÃO - Nove praias de Niterói vão receber a Operação Verão 2015

Sobre iniciativas para a valorização da orla

NITERÓI MAIS VERDE - Vice-prefeito e técnicos da Prefeitura visitam a Praia do Sossego para definir detalhes de obra de infraestrutura
Frente marítima do Centro do Rio terá nove praças às margens da Baía
NOVA PRAÇA MAUÁ: o Centro do Rio de Janeiro volta a olhar de frente para a Baía de Guanabara
Fortaleza de Santa Cruz terá plano de valorização turística
TURISMO - Niterói é a primeira cidade contemplada com estudos do Inventário de Oferta Turística (IOT)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.