Com a mediadora socióloga Bia Maia Neves (Centro), a bióloga e ambientalista Alba Simon, durante os debates na Biblioteca Pública de Niterói. |
O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), em parceria com a Cinedelia/O2 Fimes (produtora de Fernando Meirelles, diretor de "Cidade de Deus") e a Biblioteca Pública de Niterói exibiu o documentário “A Lei da Água – Novo Código Florestal”, de André D’Elia , amanhã, 20 de outubro, às 17h. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, que, em Niterói, acontece de 19 a 24 de outubro.
O documentário brasileiro explica a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira. Ele mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil e problematiza o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso em 2012, nesse ecossistema e na vida dos brasileiros.
Gráficos do filme que explicam de forma didática os retrocessos do atual Código Florestal com relação ao anterior. |
O filme dá voz a agricultores e especialistas, apresenta técnicas agrícolas sustentáveis bem sucedidas e casos onde a degradação ambiental exacerbada impede a continuidade de qualquer tipo de cultivo ou criação de animais. Conta ainda com depoimentos de cientistas e parlamentares que apoiam a Ação Direta de Inconstitucionalidade do novo Código Florestal no Supremo Tribunal Federal, e assume um compromisso com a sociedade brasileira ao mostrar como a lei ambiental afeta a vida de cada cidadão.
Cena do filme. |
Após a sessão, houve debate sobre meio-ambiente e crise hídrica brasileira com a presença de Axel Grael, Vice-Prefeito, engenheiro florestal e ambientalista e da Prof. Dra. Alba Simon, bióloga e doutora em Geografia/Planejamento Territorial pela UFF.
Trailer do filme: http://bit.ly/aleidaaguatrailer
Página do filme no Facebook: https://www.facebook.com/aleidaagua
Participe do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1470438243266077/
Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.