quarta-feira, 21 de outubro de 2015

BARCAS 180 ANOS - Passeio histórico na Guanabara

 
Ainda como parte das comemorações, mostra com miniaturas estará em exibição na Praça Arariboia amanhã
Henrique Freire / Divulgação



Suzana Moura

Tradicional embarcação Itaipu, de 1950, fará circuito especial pela Baía no domingo. Interessados devem se inscrever para participar
A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), em comemoração aos 180 anos das Barcas, organizará um passeio pela Baía de Guanabara no domingo e fará um tour pelos principais cartões-postais da Baía. A tradicional embarcação Itaipu, de 1950 e com capacidade para mil lugares, sairá às 10h da Praça Arariboia e fará o seguinte roteiro: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Fortaleza de Santa Cruz, Urca, Pão de Açúcar, Enseada de Botafogo, Ilha Fiscal, Praça XV, Ponte Rio-Niterói, retornando à Praça Arariboia. O trajeto terá duração de 1h30 aproximadamente.

Os interessados em participar do passeio deverão se inscrever através do e-mail: barcas180anos@gmail.com. Ao completar 250 pessoas, as inscrições serão encerradas. Cada inscrito poderá levar um acompanhante. No ato do embarque, as pessoas deverão apresentar documento de identidade.

Segundo o secretário do Estado de Transporte, Carlos Roberto Osório, que estará presente no evento, será uma oportunidade para os usuários aproveitarem o dia para fazer um passeio pela Baía de Guanabara, onde será possível relembrar a história dos 180 anos das barcas e contar a própria história da Região Metropolitana, do surgimento do Rio de Janeiro e de Niterói.

“Este passeio será um verdadeiro giro de 360 graus pela Baía. Ao mesmo tempo que comemoramos 180 anos do modal de transportes mais antigo do Brasil, nosso olhar se volta para o futuro com o esforço na luta pela melhoria a cada dia do serviço ao passageiro”, conta o secretário.

Exposição – Os usuários do serviço aquaviário ganharam uma exposição com um acervo que conta os anos de história do serviço regular de navegação na Baía de Guanabara. Dentre as peças exibidas vale destacar as miniaturas de embarcações antigas, que atravessaram por todos esses anos a Baía de Guanabara. As réplicas contarão ao público um pouco da evolução dos barcos e das novidades tecnológicas de cada época. A Mostra 180 anos de Barcas é apresentada no Espaço Cultural da Estação Praça XV, no embarque para Charitas, e a partir de amanhã, às 10h, a exposição comemorativa estará na Praça Arariboia.

História – A navegação em massa entre Rio e Niterói existe desde outubro de 1835, e entre o Rio e Paquetá desde 1877. O transporte de passageiros e de cargas começou sendo explorado pela mesma empresa que administrava o sistema de ônibus elétricos em Niterói. Até 1974, antes da inauguração da Ponte Rio-Niterói, as barcas eram o único meio de transporte que ligava a então capital do Estado, Niterói, e o Rio, que era a capital do país.
Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.