quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ESTUDANTES DE NITERÓI VÃO À CHINA - Alunos de colégio intercultural representam o Brasil na China






Competição internacional vai testar as habilidades dos jovens em Mandarim

Três alunos do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil – China, em Niterói, vão representar o Brasil na 8° edição do campeonato internacional Chinese Bridge, na China, no próximo sábado (17/10). Aprovados no I Chinese Bridge para os alunos de Ensino Médio no Brasil, realizado em agosto deste ano, os estudantes fazem parte de um time composto por quatro brasileiros.

A Competição Preliminar Nacional em Língua Chinesa para alunos do Ensino Médio considerou as seguintes habilidades: proficiência em Mandarim, conhecimento sobre a China, habilidades artísticas chinesas e de compreensão. No país asiático, os estudantes serão avaliados em três etapas: apresentação oral, prova escrita e habilidade cultural chinesa.

Kaio Macedo, Jonata Silva (ambos de 15 anos) e Gabriel Luiz Rosa, de 17 anos, estão cursando a 1ª série do Ensino Médio na escola estadual, que iniciou suas atividades este ano. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Universidade Normal de Hebei, da China, está é a primeira unidade pública do país com foco em Ciências Exatas e proficiência em Inglês e Mandarim.

– Nunca imaginei que no primeiro ano na escola, sem qualquer conhecimento prévio de Mandarim, pudesse obter um resultado como esse. Estou muito feliz e tenho estudado bastante para essa competição – disse Kaio Macedo.

Durante a viagem, os alunos serão acompanhados pelo professor João Paulo Ferreira da Silva, que leciona a disciplina de Arte no colégio intercultural.

– É gratificante poder acompanhar os estudantes. Escolhi trabalhar nessa escola, participei do processo de mobilidade interna. É uma satisfação muito grande ver a evolução deles. Tenho certeza de que será um aprendizado enorme para todos nós – ressaltou João Paulo.

A diretora-geral do Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa, Janete Fortes, também comemorou a conquista dos alunos.

– Estamos muito felizes. Além de representarem a escola, eles estão representando o país. Nossos estudantes terão a oportunidade de vivenciar na prática o que já estudam – disse Janete.

Fonte: Governo do Estado do RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.