Hoje, dirigentes e técnicos da Prefeitura de Niterói e do Consórcio TransOceânica, acompanharam o prefeito Rodrigo Neves na visita às obras de construção do Túnel Luís Antônio Pimentel (Charitas-Cafubá), parte da TransOceânica, que vai oferecer uma moderna opção de mobilidade para a população da Região Oceânica de Niterói e para toda a cidade.
As obras estão avançando dentro do cronograma. A cada detonação, o túnel avança para dentro da rocha cerca de 6 metros. São feitas de duas a três detonações por dia.
A obra ganhará novo impulso a partir de amanhã, quando começa a ser implantado o Canteiro de Obra em Charitas, e a escavação começará também pela outra extremidade das duas galerias, dobrando a velocidade de escavação do túnel.
O túnel terá duas galerias, uma em cada sentido, com prioridade para os ônibus do sistema BHLS que terá uma pista exclusiva. Contará ainda com duas pistas para automóveis e uma exclusiva para bicicletas, conectando a malha cicloviária da Regiâo Oceânica, que será implantada atraves do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-SUSTENTÁVEL).
Segundo o cronograma das obras, o túnel estará concluído no segunde semestre de 2016.
Axel Grael
Vice-Prefeito
Niterói
---------------------------------------------
Veja as fotos da visita:
Frente de escavação da galeria de sentido Região Oceânica. As perfurações na rocha mostram a preparação para a coloçaão das cargas de explosivos, para a próxima detonação. Foto Axel Grael |
Fundo da galeria já escavada. Foto de Axel Grael |
Equipamento de perfuração da rocha, para o assentamento das cargas de explosivos. Foto Axel Grael. |
Letícia Mose (do Gabinete da Vice-Prefeitura), Renato Barandier e engenheiro da obra, diante da embocadura de uma das galerias. Fotos de Axel Grael |
Uma ideia da maravilhora vista da paisagem da Região Oceânica, que se terá ao sair do túnel. Foto Leonardo Simplicio. |
Prefeito Rodrigo Neves e seus acompanhantes entram para a vistoria das obras no interior do túnel. Foto Leonardo Simplício. |
Saindo da inspeção às obras. Foto Leonardo Simplício. |
Prefeito Rodrigo Neves dá entrevista para a imprensa, ao lado do secretário estadual de Transporte, Carlos Osório. Foto de Leonardo Simplicio. |
Da esqerda para a direita, Renato Barandier, engenheiro Lincoln Silveira (coordenador geral das obras), Axel Grael e Verena Andreatta. |
Vista geral do interior da galeria. Foto de Renato Barandier. |
----------------------------------------------------
Frente de obras do lado de Charitas começa nesta quinta
Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o secretário estadual de Transporte, Carlos Roberto Osório, em visita as obras do túnel Charitas-Cafubá, (TransOceânica) Foto: Divulgação |
TransOceânica: prefeito informa que amanhã serão iniciadas montagem de canteiro de obras e demolição de casas
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário estadual de Transporte, Carlos Roberto Osório, em visita as obras do túnel Charitas-Cafubá, (TransOceânica) na manhã desta quarta-feira, anunciaram que serão iniciadas a montagem do canteiro de obras e a demolição de casas desapropriadas no lado de Charitas a partir desta quinta (08).
O prefeito informou que, até a primeira quinzena de novembro, estará concluído o lado direito do trecho 8, que vai da Padaria Versailles até o Engenho do Mato, com o recapeamento da pista, sistema de drenagem e o corredor do BHLS. Após isso, será feito o lado esquerdo.
Ainda na primeira quinzena de novembro, Rodrigo Neves disse serão iniciados os trabalhos do trecho 4, que vai do DPO até a rotatória do Cafubá. Para isso, segundo ele, até o fim de outubro, a macrodrenagem da avenida 6 chegará ao DPO. Essa intervenção, que é fundamental para o começo do trecho 4 da TransOceânica, integra o programa Bairro Melhor que está recuperando ruas no Cafubá.
O prefeito afirmou que, até novembro, cerca de 250 metros do túnel deverá estar perfurados. Ele disse estão sendo feitas três detonações por dia, cada uma perfura de seis a sete metros de rocha. Segundo ele, a meta é que até o segundo semestre do ano que vem, o túnel já esteja todo perfurado.
"O cronograma está sendo cumprido. A obra está seguindo um ritmo ainda mais intenso. Mais do que uma obra viária, a TransOceânica é um projeto de mobilidade, com um BRT mais evoluído, o BHLS. É um sonho que está se concretizando. Tudo isso só foi possível graças ao planejamento e organização das contas públicas que permite continuar com os investimentos e pela parceria com o Estado e o governo federal. A Região Oceânica é uma das regiões mais bonitas de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro e vem recebendo grandes investimentos, como o Cisp e obras de infraestrutura", disse.
O prefeito reiterou que está em entendimentos com o governo estadual para ampliar a capacidade de transporte da estação hidroviária de Charitas e que se crie uma tarifa mais acessível. Segundo ele, o entorno do terminal está recebendo investimentos, como a garagem subterrânea.
O secretário Osório afirmou que a obra da TransOceânica é estratégica para o sistema de mobilidade urbana da região metropolitana fluminense.
"Essa obra é estratégica. É um projeto antigo, sonho de muitas décadas. Vai facilitar o deslocamento de moradores da Região Oceânica com a Zona Sul de Niterói bem como a conexão com o Rio de Janeiro. O governo estadual estará sempre presente para ajudar. Faremos estudos para aumentar a capacidade de recepção de passageiros das barcas em Charitas e melhorias na estação da Praça Araribóia. Niterói está tendo um papel exemplar. Está demostrando ao Rio e o Brasil que, quando se tem vontade de fazer, dá para fazer. A TransOceânica é uma prioridade para Niterói e para a região metropolitana", declarou.
A obra
A TransOceânica será uma via expressa de 9,3 quilômetros de extensão, e vai atender diretamente 11 bairros da Região Oceânica de Niterói. A previsão é de transportar cerca de 80 mil pessoas por dia. A primeira etapa é a construção do túnel. A obra completa ficará pronta em 24 meses.
A via contará com ônibus no sistema BHLS (Bus of High Level of Service), o primeiro implantado na América do Sul, equipados com ar-condicionado e com portas de ambos os lados. Pelo sistema, os passageiros poderão embarcar nos veículos em seus próprios bairros. Em seguida, os ônibus entrarão na faixa exclusiva do BHLS.
O ônibus fará o percurso do Engenho do Mato até Charitas em 25 minutos, passando por 13 estações e pelo túnel, que não terá cobrança de pedágio. O corredor viário também contará com ciclovia.
O investimento total da obra é de R$ 310.894.585,00, com recursos do governo federal e da Prefeitura de Niterói.
Fonte: O Fluminense
--------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
TRANSOCEÂNICA - Vistoria às obras do novo sistema viário da Estrada Francisco da Cruz Nunes, no Trecho 8
TRANSOCEÂNICA: Previsão de começo da escavação do túnel do lado de Charitas ainda este mês
TRANSOCEÂNICA - Nova frente de trabalho no túnel vai acelerar a obra
TransOceânica: começa a perfuração do túnel Charitas-Cafubá
TRANSOCEÂNICA - Começam as obras do túnel Charitas-Cafubá em Niterói
TRANSOCEÂNICA - COMEÇA A ESCAVAÇÃO DO TÚNEL CHARITAS-CAFUBÁ
Saiba mais sobre a TransOceânica:
- Avança obra da TransOceânica, na Região Oceânica
- Moradores comemoram início de obras na TransOceânica
- CONCEDIDA LICENÇA PARA INICIAR A OBRA DA TRANSOCEÂNICA: Escavação do túnel Charitas-Cafubá começa no fim deste mês
- Liberada última licença para a TransOceânica
- TransOceânica: Prefeitura depositará R$ 1,6 milhão em fundo ambiental e proporá ao INEA que recursos sejam investidos no Parque da Tiririca e Praia do Sossego
- Obras da TransOceânica começaram nesta quarta-feira (4)
- PREFEITURA OBTÉM LICENÇA AMBIENTAL - Obras da TransOceânica mais perto do início
- TransOceânica: assinada ordem de início das obras
- PREFEITURA DE NITERÓI REALIZA LICITAÇÃO DA TRANSOCEÂNICA
- Niterói será a primeira cidade da América Latina a adotar sistema BHLS
- TransOceânica: obras do corredor viário serão iniciadas em setembro
- Na presença do ministro das Cidades, Niterói lança o edital para a contratação da obra da TransOceânica
- Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da obra da TransOceânica conclui que intervenção é viável ambientalmente
- Estudo determina que trajeto da TransOceânica é viável
- Acertos finais: Transoceânica a um passo de virar realidade
- Prefeitura debate projeto da TransOceânica com moradores da Região Oceânica
- Estudo de Impacto Ambiental da TransOceânica será apresentado em audiência pública no próximo dia 3
- Licença ambiental da TransOceânica é aprovada pela CECA
- Acertos finais: Transoceânica a um passo de virar realidade
- Prefeitura debate projeto da TransOceânica com moradores da Região Oceânica
- INEA aceita o estudo de impacto da TransOceânica
- TransOceânica: Projeto já foi entregue para a CEF. Obras começam no segundo semestre.
- 2014: o ano destinado as obras da TransOceânica
- TransOceânica: entrevista do prefeito Rodrigo Neves ao BOM DIA RIO
- TRANSOCEÂNICA: início de um novo tempo na mobilidade de Niterói
- Vídeo: Apresentação da TransOceânica aos vereadores na Câmara Municipal de Niterói
- Verena Andreatta detalha o projeto da TransOceânica
- Prefeito Rodrigo Neves sanciona Lei da TransOceânica
- TRANSOCEÂNICA: CÂMARA AUTORIZA PEDIDO DE EMPRÉSTIMO PARA MOBILIDADE URBANA
- AXEL GRAEL E SECRETÁRIOS EXPLICAM PROJETOS DE MOBILIDADE NA CÂMARA DE VEREADORES
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.