20/10/2015 - A Prefeitura de Niterói iniciou nesta terça-feira (20/10) a primeira de uma série de testes no trecho oito do corredor do BHLS da TransOseânica, que fica entre a Padaria Versailles e o trevo do Engenho do Mato, em Itaipu, na Região Oceânica.
Um ônibus convencional foi utilizado para testar a carga de concreto da pista, que tem 3,5 metros de largura e 420 metros de comprimento já executados. Neste primeiro momento, o objetivo foi detectar se as especificações técnicas da construção se enquadram dentro das normas de qualidade e segurança. Para a secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, o corredor BHLS passou na primeira avaliação.
As estações terão piso baixo, para evitar transtornos para aquelas pessoas com dificuldades de locomoção, e quem tem alguma deficiência, além de idosos, para que não sejam penalizados com escadas e rampas. As estações ficarão no mesmo nível da pista.
"Neste primeiro momento, o objetivo foi detectar se as especificações técnicas da construção se enquadram dentro das normas de qualidade e segurança. Para a secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, o corredor BHLS passou na primeira avaliação".
O primeiro teste foi acompanhado pela secretária Verena Andreatta, pelo diretor da Emusa, Lincoln Silveira, pelo o administrador regional da Região Oceânica, Carlos Boechat e engenheiros do projeto da TransOceânica. O ônibus circulou por um trecho da via e técnicos fizeram novas medições e avaliações sobre tamanhos de pistas e outras especificações técnicas.
A TransOceânica será uma via expressa de 9,3 quilômetros de extensão, e vai atender diretamente 11 bairros da Região Oceânica de Niterói. A previsão é de transportar cerca de 80 mil pessoas por dia. A primeira etapa é a construção do túnel. A obra completa ficará pronta em 24 meses. O ônibus fará o percurso do Engenho do Mato até Charitas em 25 minutos, passando por 13 estações e pelo túnel, que não terá cobrança de pedágio. O corredor viário também contará com ciclovia.
“Hoje nós fizemos um teste de carga da pista de concreto. É uma pista que foi executada dentro das normas técnicas exigentes e está dentro da qualidade que esperávamos. Os ônibus passam com tranquilidade. A pista vai ser uma garantia de segurança e rapidez para quem utilizar o BHLS”, explicou Lincoln Silveira, diretor de Operações da Empresa Municipal de Moradia e Urbanismo (Emusa).
Segundo Lincoln, a prefeitura continuará a fazer a construção da pista até a altura do Corpo de Bombeiros. Em janeiro está previsto o início do trecho cinco no Cafubá, enquanto paralelamente ocorre a obra de execução do túnel ligando a Região Oceânica a Charitas.
“Entre o projeto e a obra realizada sempre existe pequenos ajustes que precisam ser feitos. Por isso nós trouxemos a empresa que vai operar o sistema, trouxemos também o ônibus para verificar se ele cabe, as condicionantes que existem no projeto e o que precisa ser readaptado. A obra já passou no primeiro teste e continuaremos a fazer todos os testes necessários. Na realidade a operação dos ônibus vai ter que ser ajustada a essa obra física que nós já começamos a implantar, inclusive no túnel. Isso foi pensado com essa filosofia e esse critério. Queríamos verificar com esse teste como tudo funcionará.” explicou a secretária de urbanismo.
Verena confirmou que o cronograma da obra está sendo criteriosamente executado.
“Estamos buscando informar a população, trabalhar as questões do trânsito e explicar neste momento, como está sendo essa gestão da obra, pois é uma obra pública e incomoda quem passa e vive no lugar”. Nós estamos tentando mitigar todos esses transtornos e estamos trabalhando para que essa operação no futuro, quando a obra estiver pronta, seja exemplar. Os ônibus trafegaram com segurança, qualidade, regularidade. A população poderá efetivamente desfrutar dessa obra que há tantos anos é esperada, e de um sistema de transporte coletivo que também é muito esperado por todos dessa região“, afirmou Verena .
Fonte: Prefeitura de Niterói
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Uberlandia primeiro sistema nesses moldes do país e Brasília tem o mesmo sistema.
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