domingo, 18 de maio de 2014

Prefeitura publica aviso de abertura de licitação para mais obras de contenção



Nas fotos acima, o "antes e depois" das obras de contenção concluídas recentemente no Morro do Holofote.


A Prefeitura de Niterói publica no Diário Oficial do deste sábado (17/05) o aviso de concorrência pública para obras de contenção nos morros do Bonfim, no Fonseca, e no Bombeiro Américo, no Caramujo. Essas intervenções são esperadas desde as chuvas de 2010, quando as duas comunidades foram atingidas. Os recursos, de aproximadamente R$ 14 milhões, foram liberados pelo governo federal, através do Ministério das Cidades.

No Morro Bombeiro Américo as obras foram divididas em duas intervenções, sendo a principal a via de acesso pela Rua Bombeiro Américo. No primeiro local, após a realização de sondagens, foi constatado um forte processo de erosão, deixando a área vulnerável a deslizamentos, sendo necessária a execução de dois muros de contenção (com 7m e 5m), com guarda-corpo e calçadas. Serão implantados também drenos profundos no nível inferior dos muros e canaletas para captação e direcionamento das águas pluviais para um córrego ali existente. Três escadas de acesso serão construídas.

No Morro do Bonfim, cuja principal via de acesso será pela Rua Boaventura, as obras serão maiores, tendo sido destacados sete pontos considerados de risco pelas entidades governamentais. Serão construídos muros de contenção, guarda-corpo, solos grampeados associado a uma obra de terraplanagem, implantação de calçadas e novas escadas de acesso às edificações locais.

Esta semana, a Prefeitura de Niterói, através da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), concluiu as obras de contenção no Morro do Holofote, no Barreto. Foi executado um muro de contenção de 6,5 m de altura, com guarda-corpo, calçadas e canaletas, além da pavimentação em concreto de parte da principal rua de acesso, a Buraco Quente. Iniciada em novembro, teve custo de aproximadamente R$ 850 mil.


Fonte: Prefeitura de Niterói

-------------------------------------

Leia também:
Obras de contenção de encostas no morro do Holofote avançam
Verba para contenção de encostas em Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.