domingo, 18 de maio de 2014

Passeio ciclístico pela orla encerra 2ª Semana da Mobilidade em Niterói

 

 
 




Passeio em família Niterói de Bicicleta reuniu mais de 1.300 participantes.

Um passeio ciclístico na manhã deste domingo (18/5) encerrou com chave de ouro a 2ª Semana da Mobilidade, em Niterói. Cerca de 1.300 pessoas participaram do evento.

Os ciclistas se reuniram no Ponto Cem Réis, na zona norte, e na Concha Acústica, no centro, e seguiram pela orla, passando por Boa Viagem, Praia das Flechas, Icaraí e São Francisco.

O prefeito da cidade prestigiou o evento e pedalou ao lado do vice, Axel Grael, e do coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Argus Caruso. Ele destacou a importância da iniciativa.

"Eventos como esse são muito importantes. Ajuda a criar uma consciência na cidade. O debate das ciclovias e ciclofaixas, da construção de uma cidade mais sustentável, depende de cada um de nós. Niterói se tornará uma referência em ciclovias, ciclofaixas e na modalidade da bicicleta, que é uma modalidade possível, não só para lazer, como também para a circulação. Mas isso não muda da noite para o dia. Mudar a cultura exige conscientizar as pessoas", opinou.

O chefe do Executivo municipal disse que a Prefeitura vai consolidar uma política pública a favor da bicicleta. Ele anunciou para junho a implantação de delimitadores nas ciclofaixas das avenidas Roberto Silveira e Ernâni do Amaral Peixoto e a instalação de bicicletários em vários locais da cidade, como o MAC (Museu de Arte Contemporânea), praça Arariboia, estação hidroviária de Charitas, entre outros. Afirmou ainda que será elaborado um Plano Cicloviário para a cidade até 2016.



Axel Grael destacou que a bicicleta, além de propiciar uma mobilidade mais sustentável, é uma opção de transporte para o futuro.

"Quanto mais pessoas usarem a bicicleta na cidade, melhor será para todos. Precisamos que as pessoas usem a bicicleta não só aos finais de semana como também no dia dia", afirmou.

Argus afirmou que a bicicleta pode ser uma alternativa para o transporte na cidade.

"A bicicleta pode ser uma forma diferente de encarar o trânsito. Pode ir de casa para o trabalho, se divertindo, conversando com as pessoas, faz um esporte e chega mais rápido", disse

A 2ª Semana da Mobilidade promoveu diversos eventos na cidade nos últimos dias. Um dos principais foi o início da implantação do Circuito Universitário, que terá sete quilômetros e vai ligar os campi da UFF (Universidade Federal Fluminense) e museus. A Prefeitura também iniciou uma parceria com o Setrerj (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) para ações que visam melhorar a convivência entre motoristas de ônibus e ciclistas.

Fonte: Prefeitura de Niterói


-------------------------------------------

Saiba mais sobre o programa NITERÓI DE BICICLETA

NITERÓI DE BICICLETA - PREFEITURA E SETRERJ DEFINEM AÇÕES EDUCATIVAS PARA UMA RELAÇÃO PACÍFICA ENTRE BICICLETAS E ÔNIBUS NAS RUAS

Presidente da Federação de Ciclismo do RJ elogia o programa Niterói de Bicicleta
Teste do Circuito Universitário na Semana da Mobilidade
Amanhã, ciclistas de Niterói encontram-se para um diálogo com motoristas de ônibus.
Semana da Mobilidade: Circuito Universitário começa a ser implantado na cidade
NITERÓI DE BICICLETA: atividades, notícias e oportunidades
Niterói ganhará, até julho, seis quilômetros de ciclovias
Niterói ganhará novo mobiliário urbano a partir de maio
Em Niterói, falta educação no trânsito principalmente perto das escolas
Agentes da NitTrans iniciam patrulhamento com bicicletas em ciclofaixas
Prefeito em exercício tem encontro com ciclistas da cidade

Outros temas correlatos:
Especialistas debatem o problema da mobilidade nas grandes cidades brasileiras. (Vídeo)
Manual “Segurança para Pedestres” é lançado no Brasil
Salvando vidas com transporte sustentável
Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito
Enquanto União Europeia reduz mortes no trânsito, Brasil perde mais vidas
Abertura da Semana Nacional Educativa de Trânsito
Urban Density and Sustainability
Desaceleração deve ser tendência nos grandes centros do século 21
APLICATIVO PERMITE DEMARCAR AS ROTAS PREFERIDAS DOS CICLISTAS




4 comentários:

  1. Caro Axel,
    Fico preocupado com a demora nos segregadores, o que começa a parecer diante todos os entusiastas da bicicleta como meio de transporte, uma mera lenda. Ainda acredito na transformação, sei de alguns desafios a serem superados e acompanho de perto os problemas, mas é o segundo ano de governo e os ciclistas começam achar que não estão sendo realmente ouvidos. O segundo é quanto a reunião na Setrerj. Ações imediatas precisam ser tomadas, com ou sem ajuda da Setrerj ou Fetransport, nada, ao meu modo de ver, impede que a Prefeitura de Niterói, faça uma intermediação entre as empresas que atuam no município e os ciclistas. Se quiser entrar em contato, poderei ser mais claro. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Uma sugestão - pensar em trazer o esquema de aluguel de bicicletas para Niterói. Facilita muito na flexibilidade da opção pela bike. Cidades muito menores já contam com a mesma tecnologia da cidade do Rio e nós estamos ficando pra trás, sem ninguém nunca comentar nada sobre isso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sergio. Os segregadores já foram adquiridos e começarão a ser implantados. As ações junto às empresas de ônibus estão em andamento. Você mesmo participou da primeira reunião e deve estar acompanhando o desdobramento das ações.

    ResponderExcluir
  4. Daniel. O edital para as bicicletas de aluguel já está pronto e está sendo analisado pela Procuradoria do Município para que possamos publica-lo. Estamos chegando perto.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.